DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5558004
Dra. Ana Elisa Souto
Professora Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de
Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul (UFSM/CS). Arquiteta e Urbanista. Link
lattes: http://lattes.cnpq.br/3117656328929082. Email: anaearq@gmail.com.
Vanessa de Conto
Mestranda do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquiteta e Urbanista. Link lattes: http://lattes.cnpq.br/3117656328929082. Email:vanedeconto@hotmail.com
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de
um exercício projetual realizado pelos estudantes do Curso de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria do Campus de Cachoeira do Sul,
na disciplina de Projeto I. O enfoque desta comunicação centra-se na
importância do uso da modelagem física tridimensional no processo de ensino e
aprendizagem como um recurso didático relevante para a criação de espaços
livres e para a relação entre espaço aberto e arquitetura. As questões
elencadas decorrem de um conjunto de ações necessárias fundamentais no processo
e ensino de projeto. A metodologia utilizada parte da construção de uma maquete
física para a elaboração de um projeto de um pavilhão público em que se devem
criar ambientes de integração entre a arquitetura proposta e os espaços livres
abertos. As considerações finais partem da importância deste recurso didático
como ferramenta tridimensional para o aprendizado de projeto e do domínio das
variáveis espaciais. Busca-se analisar
de que maneira os modelos tridimensionais são utilizados no processo de projeto
arquitetônico no ateliê de projeto I e qual o papel que desempenham no ensino
do projeto contemporâneo.
Palavras-chave: Processo de projeto. Ensino de Projeto. Maquete física.