DOI: 10.5281/zenodo.5646516
Francivaldo Alves Nunes
Professor de História na Universidade Federal do Pará
Doutor em História Social/Universidade Federal Fluminense
francivaldonunes@yahoo.com.br
Resumo: Neste texto procuramos demonstrar, a partir de
leituras construídas pelos professores de história das escolas públicas
municipais de Ananindeua, o sentido de ensinar história. As novas exigências e
como são percebidas, as novas formas de atuar, os conteúdos a trabalhar, as
estratégias de atuação docente consolidadas e em ruptura, são questões que
buscamos perceber. Adotamos como metodologia a leitura de referências
bibliográficas, de forma a realizar um diálogo com autores relacionados com as
temáticas: ensino de história, currículo, BNCC, atuação docente. A perspectiva
é de que os conteúdos sejam contextualizados por meio de estratégias
pedagógicas que conectem com a realidade dos alunos e o ambiente social da
escola, tornando-o significativo para a aprendizagem do educando. Para tanto,
sugere como estratégias, projetos pedagógicos ou ações interdisciplinares que
fortaleçam a competência pedagógica das equipes escolares com dinamismo e
interatividade para o ensino e a aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino. História. BNCC.