DOI: 10.5281/zenodo.5646516

 

Francivaldo Alves Nunes

Professor de História na Universidade Federal do Pará

Doutor em História Social/Universidade Federal Fluminense

francivaldonunes@yahoo.com.br


Resumo: Neste texto procuramos demonstrar, a partir de leituras construídas pelos professores de história das escolas públicas municipais de Ananindeua, o sentido de ensinar história. As novas exigências e como são percebidas, as novas formas de atuar, os conteúdos a trabalhar, as estratégias de atuação docente consolidadas e em ruptura, são questões que buscamos perceber. Adotamos como metodologia a leitura de referências bibliográficas, de forma a realizar um diálogo com autores relacionados com as temáticas: ensino de história, currículo, BNCC, atuação docente. A perspectiva é de que os conteúdos sejam contextualizados por meio de estratégias pedagógicas que conectem com a realidade dos alunos e o ambiente social da escola, tornando-o significativo para a aprendizagem do educando. Para tanto, sugere como estratégias, projetos pedagógicos ou ações interdisciplinares que fortaleçam a competência pedagógica das equipes escolares com dinamismo e interatividade para o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino. História. BNCC.