DOI: 10.5281/zenodo.5646514
Maria da
Consolação Costa Mesquita
Pós-graduada em Auditoria em Saúde, Planejamento e
Gestão Hospitalar pela Faculdade Gianna Beretta. Pós-graduação em Tutoria EAD e
Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Pós-Graduação
em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa pela Universidade Norte do Paraná
(UNOPAR). Licencianda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA).
E-mail: mariamesquita2018@outlook.com
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo definir o papel da auditoria no que concerne a efetivação do quesito qualidade na gestão e execução da saúde. Tal processo favorece uma correta análise e avaliação dos pontos fortes e fracos e a adequação aos requisitos preconizados pelas leis e normas vigentes, considerando a complexidade do setor saúde. Assim seguem-se as ações propostas pela auditoria, as quais repousam principalmente na questão da redução dos custos e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa desenvolvida a partir de material já elaborado, fundamentada, principalmente, em teóricos, livros e artigos científicos que tratam sobre o tema. As conclusões sugerem que a auditoria no âmbito da saúde deixa de ser apenas um instrumento contábil, fiscalizador de contas e custos hospitalares e passa a ser uma ferramenta de gestão da qualidade porque avalia a qualidade dos colaboradores, dos processos e dos resultados dos seus serviços. O estudo mostra que esse modelo de gestão trabalha com atividades diárias de verificação de processos, com consequentes melhorias na realização dos mesmos, visando oferta de produtos e serviços com qualidade exigida pelo cliente da atualidade. Por fim, deve-se enfatizar a sua principal função educadora e não apenas a fiscalizadora e a punitiva. A implantação de uma gestão da qualidade deve contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados.
PALAVRAS-CHAVE: Auditoria; Gestão; Qualidade; Serviços de saúde.