Claudiana Pereira
Atua na área da
educação, é Pedagoga e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela
Universidade Feevale, E-mail, claufeevale@gmail.com
Liliane Maria
Silva
Atua na
área da Educação Especial Inclusiva, é Pedagoga e mestranda em Diversidade
Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, E-mail: lilianemariadasilva@hotmail.com
Carlos Voltz
Doutorando
em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.
E-mail: carlospvoltz@hotmail.com
Dinora Tereza Zucchetti
Professora titular
da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e
Inclusão Social e pesquisadora produtividade do CNPq.
Resumo: Atualmente, a educação brasileira advém de instabilidades e
dificuldades, destacando o baixo aproveitamento dos estudantes, o abandono da
escola, assim como, a existência de pessoas não escolarizadas no país. Esses
são alguns dos fatores que demonstram como a escola que temos não tem dado
conta dos problemas sociais e educacionais que precisamos enfrentar. Nesse
sentido, é imprescindível que o atual necessário educacional brasileiro seja
revisto, por intelectuais, gestores e também por educadores, que fazem a gestão
escolar diariamente nas escolas brasileiras. Este trabalho tem como base
conceitual as concepções de educação em Paulo Freire, Anísio Teixeira e
Humberto Maturana. Por meio das leituras e aproximações de base conceitual,
temos como objetivo identificar até que ponto as concepções de educação dos
autores citados abrem espaço para o olhar e o comprometimento com o outro,
considerando a teoria de alteridade em Emmanuel Lévinas. Como metodologia de
pesquisa, utilizamos os estudos de revisão bibliográfica para construir este
ensaio, selecionando textos dos autores pesquisados que contivessem reflexões
sobre a educação, relacionando os achados da pesquisa com o conceito de
alteridade de Emmanuel Lévinas. Concluímos que a escola pública de educação
integral como um espaço que pode ser amoroso, democrático e de alteridade,
contribuindo para a efetivação de uma educação mais justa.
Palavras-chave: Escola pública. Educação integral. Democracia. Alteridade