Daniela
De Maman[1]
Professora Adjunta na Unioeste/PR
E-mail: danielademamam@gmail.com
[1]
Unioeste/Campus
de Francisco Beltrão/PR-(danielademamam@gmail.com). Grupos de estudos e Pesquisa: Educação científica como arte, cultura e
tecnologia educacional - COSMOS (atuando como líder), e Educação
em Ciências
e Biologia – GECIBIO (atuando como membro).
Resumo: O texto, elucida, por
meio de discussão teórica, a perspectiva da prática da alfabetização
científico-tecnológica com crianças em idades entre 3 a 11 anos, segundo
premissas da pedagogia libertadora: educação tem um papel primordial de
transformação da sociedade. O processo de alfabetização em ciências é tido como
fundamental, para o exercício cidadão e, assim a criança sendo vista como - cidadão
- sujeito ativo no processo pedagógico. As premissas da pedagogia libertadora
preenchem a lacuna teórico-prática no pensar sobre as práticas de ensino de
ciências, quando propõem discussões sobre temas naturais vinculados aos
aspectos sociais e políticos e, seus impactos, quando transformados em ações
sobre a realidade social imediata O objetivo da discussão é promover no leitor
acadêmico, a reflexão sobre a necessidade de possibilitar uma educação em
ciências, crítica a serviço das transformações sociais, econômicas e políticas,
para a superação das desigualdades, em termos de conhecimento científico
existentes no interior da sociedade. A pesquisa é bibliográfica, associada a
observação empírica, mediante, acompanhamento de situações de prática de estágio
supervisionado desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da
Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR. A perspectiva da alfabetização em
ciências refere-se a possibilidade de situações de ensino de ciências naturais,
caracterizarem-se pela estimulação
da criatividade nas crianças promovendo uma relação de simbiose entre
professor, prática pedagógica, crianças e aprendizagem. Nesta proposta, a
atividade escolar pauta-se em analisar os problemas, os fatores determinantes e
estrutura-se uma forma de atuação para que se possa transformar a realidade
social e política, por meio da alfabetização.
Palavras-chave: alfabetização em ciências; pedagogia libertadora, ensino.