Adriana Bastos Kronemberger[1]
Doutoranda em
História Social – PUC/SP
Mestra em Ensino de
História – UNIFESP
Mestra em História
Social – PUC/SP
adriana.kronemberger@gmail.com
[1] Professora
Coordenadora de Agrupamento Escolar na Secretaria de Educação do Estado de São
Paulo.
Resumo
Este trabalho é parte da minha dissertação de Mestrado Profissional em Ensino
de História, desenvolvida pelo Programa ProfHistória/Unifesp e defendida no ano
de 2020. O objetivo é, por meio de entrevistas, discutir a possibilidade de
professores de história, mesmo em tempos de avanço de pensamentos
conservadores, desenvolverem práticas docentes que promovam os Direitos
Humanos, tanto em sala de aula quanto em toda a escola. A pesquisa que deu
origem a esse trabalho foi desenvolvida com a metodologia da História oral. Por
meio de entrevistas produzidas com professores de história das redes públicas
da região metropolitana de São Paulo, foi feita uma análise de como estes
representam as suas práticas docentes em Direitos Humanos. Para a compreensão
dos relatos coletados foi feita uma discussão sobre a própria história dos
Direitos Humanos, a inserção desses direitos no Brasil, na educação brasileira
e no Ensino de História.
Palavras-chave: Direitos Humanos e Ensino de História. História oral. Práticas Docentes.