Ezeriel Pinheiro Souza
UEPA-Moju
ezerielsouza@gmail.com
Eduardo Maia Moraes
UEPA-Moju
eduardomaiapa@gmail.com
Raul Furtado dos Santos
UEPA-Moju
rraulfurtado@gmail.com
Resumo
Este trabalho teve por objetivo fazer uma
análise de 4 livros didáticos de matemática do segundo ano do ensino médio com
enfoque no conteúdo de Geometria Plana. Tendo como base metodológica duas
categorias de análise contendo cinco critérios cada, conforme o Plano Nacional
do Livro Didático (PNLD). Os resultados encontrados mostram que os livros que
são disponibilizados aos alunos, apresentam algumas ausências dessas
categorias, através de um estudo baseada em gráficos, foi possível certificar
que cerca de 60% dos livros analisados respeitam a primeira categoria e no que
se refere à segunda categoria, temos que 50% dos livros obedecem os critérios
solicitados. Considerando, que o livro didático e o principal instrumento disponibilizado
ao professor nas escolas, são importantes que, o mesmo seja analisado
cuidadosamente antes de usá-los em sala de aula, para assim ter maior êxito no
que se refere a aprendizagem dos alunos.
Palavra-chave: Livro didático. Análise. Geometria Plana.