DOI: 10.5281/zenodo.6081100 

 

Diego Nonato Bastos Dias

 Professor de Física, Especialista em Metodologia no Ensino da Física(UNINTER), diegonbd.eso@gmail.com

 

Yasmin Ramos da Costa

Professora de Química, Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Química(UEPA), yasminrdacosta@gmail.com

 

João Paulo Rocha dos Passos

Professor do DCNA (UEPA), Mestre em Física (UFPA), jprpassos@uepa.br

 

Ionara Antunes Terra

Professora do DCNA (UEPA), Doutora em Biologia Celular e Molecular (ULBRA), ionaraat@gmail.com  

 

Resumo:

No nosso dia a dia, nos deparamos com diversos tipos de energia, porém muitos discentes sentem dificuldade em entendê-la por se tratar de um assunto abstrato, e devido a isso, eles entendem este conceito de forma errada, por exemplo, eles dizem que ela pode ser gerada. E isso não deveria ocorrer, pois ela é fundamental no ensino da física e no modo de vida moderno. Sendo assim, neste trabalho se usou uma metodologia didática utilizando experimentos simples e baratos no ensino de energia mecânica, analisando o processo metodológico através da teoria construtivista vygotskiana. Para isso, foi desenvolvida uma oficina em uma feira científica promovida pelo programa residência pedagógica numa escola pública estadual de ensino médio de Belém, onde se realizou uma competição com experimentos científicos, que tinha o intuito de incentivar os estudantes participantes a se reunirem em grupos e serem ativos no seu processo de ensino-aprendizagem, como orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O método de obtenção de dados foi a realização de entrevistas, usando perguntas de caráter aberto, com os estudantes antes e depois da realização da oficina, sendo as respostas foram analisadas de forma qualitativa. Percebeu-se que a prática foi satisfatória, pois houve o aprimoramento dos conceitos de energia e possibilitou uma grande interação entre os estudantes para a construção do conhecimento, como previsto na teoria construtivista da aprendizagem de Vygotsky.

Palavras-chave:  Ensino de física. Experimentos. Vygotsky.