Diego Nonato Bastos Dias
Professor de Física, Especialista
em Metodologia no Ensino da Física(UNINTER), diegonbd.eso@gmail.com
Yasmin Ramos da Costa
Professora de Química, Graduada em
Ciências Naturais com Habilitação em Química(UEPA), yasminrdacosta@gmail.com
João Paulo Rocha dos Passos
Professor do DCNA (UEPA), Mestre em Física (UFPA), jprpassos@uepa.br
Ionara Antunes Terra
Professora do DCNA (UEPA), Doutora em Biologia Celular e Molecular (ULBRA), ionaraat@gmail.com
Resumo:
No nosso dia a dia,
nos deparamos com diversos tipos de energia, porém muitos discentes sentem
dificuldade em entendê-la por se tratar de um assunto abstrato, e devido a
isso, eles entendem este conceito de forma errada, por exemplo, eles dizem que
ela pode ser gerada. E isso não deveria ocorrer, pois ela é fundamental no
ensino da física e no modo de vida moderno. Sendo assim, neste trabalho se usou
uma metodologia didática utilizando experimentos simples e baratos no ensino de
energia mecânica, analisando o processo metodológico através da teoria
construtivista vygotskiana. Para isso, foi desenvolvida uma oficina em uma
feira científica promovida pelo programa residência pedagógica numa escola
pública estadual de ensino médio de Belém, onde se realizou uma competição com
experimentos científicos, que tinha o intuito de incentivar os estudantes
participantes a se reunirem em grupos e serem ativos no seu processo de
ensino-aprendizagem, como orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O método de obtenção de dados foi a realização de entrevistas, usando perguntas
de caráter aberto, com os estudantes antes e depois da realização da oficina,
sendo as respostas foram analisadas de forma qualitativa. Percebeu-se que a
prática foi satisfatória, pois houve o aprimoramento dos conceitos de energia e
possibilitou uma grande interação entre os estudantes para a construção do
conhecimento, como previsto na teoria construtivista da aprendizagem de
Vygotsky.
Palavras-chave: Ensino de física. Experimentos. Vygotsky.