DOI: 10.5281/zenodo.6081504

 

Ariane Lima Ribeiro

Psicóloga, Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade (UESB), Jequié, Bahia, limaariane92@gmail.com

 

Leticia da Silva Silvestre

Licenciada com habilitação em Espanhol, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, lsilvestre114@gmail.com

 

Livia Maria Dodds de Melo

Mestra em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Eunápolis, Bahia, livia.dodds@ifba.edu.br

 

Resumo: Em 2020, o cenário mundial se transformou em decorrência da pandemia da COVID-19, e como tentativa de prevenção à disseminação do vírus, o isolamento social foi uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante disso, os docentes, em específico, tiveram suas atividades impactadas, com a mudança das aulas da modalidade presencial para o modo remoto e por meio das ferramentas digitais, exigindo a esses profissionais que exercessem suas funções no sistema do Home office. Com base nesse cenário, o presente artigo tem por finalidade apresentar dados da pesquisa, que indicaram como se encontram as condições de trabalho dos docentes(as) nesse contexto pandêmico, avaliando o bem-estar psicológico após a inclusão do Home office na rotina do trabalho desses profissionais. Os resultados dessa investigação foram obtidos por meio de pesquisa qualiquantitativa, através de um questionário aplicado pelo Software QuestionPro®, que garantiu o sigilo dos dados dos participantes.

Palavras-chave: Pandemia. Docentes. Home-office. Bem-Estar.