DOI: 10.5281/zenodo.6081179

 

André Lucas Palma Barbosa

  Graduando em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Membro pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Política e Geopolítica (GEPOGEO). E-mail: andre.barbosa@ucsal.edu.br.

 

Dante Severo Giudice

  Professor Doutor em Geografia/UCSAL. Líder e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Política e Geopolítica (GEPOGEO). E-mail: dsggeografia@gmail.com.

 

Cíntia Silva de Jesus

  Graduanda em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Membra pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Política e Geopolítica (GEPOGEO). E-mail: cintiiaah@gmail.com.


RESUMO

Este artigo tem como objetivo compreender as causas e problemas do grande número de venezuelanos que emigraram para o Brasil nos últimos anos, focando o boom da imigração ocorrido em 2018 e 2019, destacando o principal impacto dessa entrada repentina no Brasil, principalmente na região Norte parte do país. Para tanto, avaliaremos as crises políticas e humanitárias que afetam a Venezuela e forçaram as pessoas a tomar decisões sobre a realocação. Além de determinar a base legal existente para o campo da imigração brasileira, também analisaremos as principais rotas e destinos escolhidos no Brasil. A análise anterior é baseada em levantamentos bibliográficos e em materiais publicados em meio digital, jornais e outras mídias sobre o assunto, pois a literatura sobre o assunto é muito escassa. Por se tratar de um assunto recente, é importante compreender as nuances que constituem o tema central da atual agenda da imigração brasileira e as possíveis consequências dessa situação.

Palavras-Chave: Geografia Política, Venezuela, Imigração, Fronteiras.