DOI: 10.5281/zenodo.6081161

 

Diego Nonato Bastos Dias

Professor de Física, Especialista em Metodologia do Ensino da Física (UNINTER), diegonbd.eso@gmail.com

 

João Paulo Rocha dos Passos

Professor do DCNA-UEPA, Mestre em Física (UFPA), jprpassos@uepa.br

 

Resumo:

A educação de surdos no Brasil é um desafio que poucos educadores enfrentam, pois para que a passagem do conhecimento seja efetiva, ela deve ser adaptada para LIBRAS, imagine essa situação no ensino de física destinado para eles. Neste trabalho, pretendeu-se, através de uma aula expositiva que realizamos em conjunto com uma interprete, onde usamos uma metodologia com um jogo didático, alcançar maior eficiência nas formas de ensinar conceitos de relatividade restrita para estudantes surdos, dando foco aos fenômenos da dilatação do tempo e contração do espaço, onde eles foram adaptados como “tartaruga de tempo” e “diminuição de tamanho” para a linguagem gestualizada usada por eles. Tal metodologia foi realizada com um grupo de estudantes aos quais dois eram surdos no CCSE durante o mês de Outubro de 2019. Antes e após a aplicação, realizamos uma entrevista qualitativa de perguntas abertas com esses dois estudantes, conclui-se que a mesma melhorou o aproveitamento da aprendizagem dos conceitos ensinados, pois o jogo didático tornou ela menos abstrata e mais motivante, devido a isso, acredita-se esse trabalho seja um dos primeiros passos visando uma maior adaptação de materiais didáticos de física voltados ao público surdo, melhorando significativamente a aprendizagem dos mesmos de uma disciplina tão presente no nosso dia a dia moderno.

Palavras-chave: Educação de surdos. Jogo didático. Relatividade restrita.