Maria do Carmo Duarte Freitas
Docente da Universidade
Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil e mestra e doutora em
Engenharia de Produção e Sistemas, carmemk2@gmail.com.
Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
Docente da Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, graduada em Ciências Econômicas e mestra e
doutora em Engenharia de Produção, fernandacbpereira@gmail.com.
Carmem Kistemacher Barche
Docente na Pontifícia
Universidade Católica do Paraná, bacharel e mestra em Administração e
doutoranda em Gestão da Informação, carmemkistbarche@gmail.com.
Resumo: Em março de
2020, o sistema educacional mundial, assim como diversos setores produtivos
tiveram alterações drásticas, em função da declaração da Organização Mundial de
Saúde (OMS) de situação de pandemia da Covid 19. O ensino e a pesquisa na
pós-graduação tiveram significativas modificações, inclusive interrupções. Face a estas considerações, este trabalho
busca responder: Como o estudante da pós-graduação da UFPR percebeu as mudanças
provocadas pela pandemia? O objetivo principal é identificar a percepção do
estudante com o ensino remoto. Utilizou-se dados coletados pela Pró-Reitoria de
Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foram
analisadas as respostas dos 949 estudantes de pós-graduação da UFPR que
preencheram o instrumento e informaram que tiveram aulas remotas durante a
pandemia no ano de 2020. Para a análise dos dados foram construídos gráficos
utilizando o software R. Mesmo diante de um cenário de falta de planejamento e
a necessidade urgente de adoção de medidas para minimizar o impacto da pandemia
na educação, verificou-se que, de uma maneira geral, os estudantes da
pós-graduação stricto sensu da UFPR tiveram uma percepção positiva com itens
avaliados no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Acredita-se que os estudantes
compreenderam os esforços das pessoas envolvidas em continuar prestando os
serviços em casa, mesmo diante das dificuldades com acesso à internet, recursos
computacionais, e em muitos casos, tendo as relações familiares e sociais
afetadas.
Palavras-chave: Pós-graduação. Estudantes. Ensino Remoto. Pandemia.