DOI: 10.5281/zenodo.6566859

 

Cleonice de Oliveira Ramos

Pedagoga/área-Orientação Educacional, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. Pedagoga. E-mail: cleonice.ramos@ifto.edu.br.

 

André de Oliveira Moura Brasil

Professor da Rede Municipal de Educação de Araguaína-TO. Pedagogo.

E-mail: andreombrs@hotmail.com.br.

 

Irani Alves Nogueira do Nascimento

Pedagoga/área-Orientação Educacional do Campus Araguaína, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. Pedagoga.

E-mail: irani.nascimento@ifto.edu.br.


 

Resumo: Este estudo busca apresentar os conceitos e categorias abordados na Educação do Campo, como sujeitos do campo, escola do campo, currículo da escola do campo, ampliando a compreensão dos aspectos históricos gerais, legais e filosóficos que envolvem esses conceitos. Para a explanação da temática realizou-se um estudo bibliográfico com a articulação das ideias apresentadas por Leite (1999), Caldart (2004), Freire (1983), Arroyo (2011), e Bourdieu (1989), os quais abordam a categoria da educação do Campo, ancoradas nos estudos de outros autores. A necessidade de um maior entendimento sobre o tema em estudo surgiu a partir da intenção de conhecer e entender melhor a concepção de sujeito do campo como pessoas que trazem na sua trajetória uma história cheia de sentido e, que precisam ser compreendidas em suas particularidades, respeitadas sua individualidade, enquanto cidadãos que lutam pelo reconhecimento de seus direitos ao longo da história. Houve muitos avanços a partir de discussões e leis que se reportaram à Educação do Campo para torná-la um direito, considerando as características dos sujeitos do campo, a partir de sua cultura na tentativa de demarcar sua territorialidade. Mas para que se torne uma realidade é primordial a elaboração de um currículo voltado a essas especificidades.

Palavras-chave: Educação do Campo. Cultura. Sujeitos do Campo.