Cleonice de Oliveira Ramos
Pedagoga/área-Orientação Educacional,
do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO.
Pedagoga. E-mail: cleonice.ramos@ifto.edu.br.
André
de Oliveira Moura Brasil
Professor da Rede Municipal de
Educação de Araguaína-TO. Pedagogo.
E-mail: andreombrs@hotmail.com.br.
Irani Alves Nogueira do Nascimento
Pedagoga/área-Orientação Educacional do Campus
Araguaína, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins –
IFTO. Pedagoga.
E-mail: irani.nascimento@ifto.edu.br.
Resumo: Este estudo busca
apresentar os conceitos e categorias abordados na Educação do Campo, como
sujeitos do campo, escola do campo, currículo da escola do campo, ampliando a
compreensão dos aspectos históricos gerais, legais e filosóficos que envolvem
esses conceitos. Para a explanação da temática realizou-se um estudo
bibliográfico com a articulação das ideias apresentadas por Leite (1999),
Caldart (2004), Freire (1983), Arroyo (2011), e Bourdieu (1989), os quais
abordam a categoria da educação do Campo, ancoradas nos estudos de outros
autores. A necessidade de um maior entendimento sobre o tema em estudo surgiu a
partir da intenção de conhecer e entender melhor a concepção de sujeito do
campo como pessoas que trazem na sua trajetória uma história cheia de sentido
e, que precisam ser compreendidas em suas particularidades, respeitadas sua
individualidade, enquanto cidadãos que lutam pelo reconhecimento de seus
direitos ao longo da história. Houve muitos avanços a partir de discussões e
leis que se reportaram à Educação do Campo para torná-la um direito,
considerando as características dos sujeitos do campo, a partir de sua cultura
na tentativa de demarcar sua territorialidade. Mas para que se torne uma
realidade é primordial a elaboração de um currículo voltado a essas
especificidades.
Palavras-chave: Educação do Campo. Cultura. Sujeitos do Campo.