DOI: 10.5281/zenodo.6566844

 

Queila Medeiros Veiga Dal Pian

Pedagoga e Psicóloga especialista em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista; supervisora de ensino na rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Professora de cursos de especialização em Educação Especial. qmveiga@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho, recorte de um trabalho de conclusão de curso,  teve por objetivo principal compreender se os pais/responsáveis de crianças com transtorno do espectro autista notam mudanças no desenvolvimento social, comportamental e de aprendizagem quando seus filhos começam a frequentar a escola regular. Dentre as diversas deficiências, o tema autismo foi escolhido pelo fato de a pesquisadora trabalhar na área e levantar essa preocupação sobre o sentimento dos pais/responsáveis ao incluírem seus filhos em escolas comuns, tema este que se transforma aqui em objeto de estudo. A pesquisa foi a campo,  realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com pais/responsáveis por alunos com transtorno do espectro autista no espaço escolar da rede pública estadual de São Paulo. Este trabalho parte do pressuposto sociocultural em que o ser humano é construtor e construído pelas suas interações sociais e culturais, e que a escola tem fundamental importância nessa construção. Diante disso, este estudo tem enquanto relevância acadêmica e social, o intuito de desmitificar estigmas e estereótipos acerca das pessoas com transtorno do espectro autista, por meio dos relatos dos pais, sobretudo no que concerne ao seu aprendizado e desenvolvimento que historicamente vem sendo condenados a um determinismo biológico, que impede muitos de acreditarem no potencial das pessoas com autismo e que a escola faz parte e contribui significativamente para esse desenvolvimento. Também pretende contribuir com uma nova perspectiva dentro dos estudos sobre a inclusão escolar, ao destacar a percepção de mães com relação ao desenvolvimento de seus filhos, dando voz não só à comunidade escolar, como já destacada nos estudos da revisão de literatura, mas à família de crianças com transtorno do espectro autista.

Palavras-chave: Autismo; Ensino Regular; Educação Especial; Inclusão Escolar.