Queila
Medeiros Veiga Dal Pian
Pedagoga e Psicóloga especialista em Educação Especial e Transtorno do Espectro Autista; supervisora de ensino na rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Professora de cursos de especialização em Educação Especial. qmveiga@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho, recorte de um trabalho de
conclusão de curso, teve por objetivo
principal compreender se os pais/responsáveis de crianças com transtorno do
espectro autista notam mudanças no desenvolvimento social, comportamental e de
aprendizagem quando seus filhos começam a frequentar a escola regular. Dentre
as diversas deficiências, o tema autismo foi escolhido pelo fato de a
pesquisadora trabalhar na área e levantar essa preocupação sobre o sentimento
dos pais/responsáveis ao incluírem seus filhos em escolas comuns, tema este que
se transforma aqui em objeto de estudo. A pesquisa foi a campo, realizada por meio de entrevistas
semiestruturadas com pais/responsáveis por alunos com transtorno do espectro
autista no espaço escolar da rede pública estadual de São Paulo. Este trabalho
parte do pressuposto sociocultural em que o ser humano é construtor e
construído pelas suas interações sociais e culturais, e que a escola tem
fundamental importância nessa construção. Diante disso, este estudo tem
enquanto relevância acadêmica e social, o intuito de desmitificar estigmas e
estereótipos acerca das pessoas com transtorno do espectro autista, por meio
dos relatos dos pais, sobretudo no que concerne ao seu aprendizado e
desenvolvimento que historicamente vem sendo condenados a um determinismo
biológico, que impede muitos de acreditarem no potencial das pessoas com
autismo e que a escola faz parte e contribui significativamente para esse
desenvolvimento. Também pretende contribuir com uma nova perspectiva dentro dos
estudos sobre a inclusão escolar, ao destacar a percepção de mães com relação
ao desenvolvimento de seus filhos, dando voz não só à comunidade escolar, como
já destacada nos estudos da revisão de literatura, mas à família de crianças
com transtorno do espectro autista.
Palavras-chave: Autismo; Ensino Regular; Educação Especial; Inclusão Escolar.