DOI: 10.5281/zenodo.6566890

 

Maria Fernanda Dourado Martins

Minicurrículo do autor: graduação concluída em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), graduação em andamento do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (UFSB), m2fernanda@outlook.com.br.

 

Luísa Oliveira Pereira

Minicurrículo do autor: graduação concluída em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), graduação em andamento do curso de Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade (UFSB), luisa.olipr@gmail.com.

 

Isabele Pereira de Souza

Minicurrículo do autor: graduação concluída em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), graduação em andamento do curso de Engenharia Florestal (UFSB), isabelepsousa@hotmail.com.

 

Khétrin Silva Maciel

Minicurrículo do autor: Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) na área de Ecofisiologia Vegetal/Ciências e Tecnologias Agroflorestais. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre e Doutor em Produção Vegetal/Biotecnologia e Ecofisiologia do Desenvolvimento Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias e de Engenharia ( PPGPV/CCAE-UFES), khetrinmaciel@gmail.com.

 

Resumo: As plantas formam um rico conjunto de produtos químicos, orgânicos e inorgânicos, com diferentes potenciais para exploração antropogênica. Os óleos essenciais, originados do metabolismo secundário das plantas, são misturas complexas de baixo peso molecular e insolúveis em água. Suas propriedades compõem uma alternativa importante no manejo dos agentes patogênicos e quando aplicadas revelam uma capacidade ecológica na substituição de produtos sintéticos e drogas convencionais. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo dissertar trabalhos da comunidade científica, em especial dos últimos cinco anos, sobre os aspectos gerais e as atividades farmacêuticas destes compostos, uma vez que se faz necessário investigar e estudar as propriedades dos óleos essenciais, pois os mesmos possuem potenciais promissores como fonte de matérias primas para as indústrias farmacêuticas, áreas de saúde, bem-estar e qualidade da vida humana.

Palavras-chave: Extratos vegetais. Plantas medicinais. Compostos ativos.