DOI: 10.5281/zenodo.6612614

 

Luciana Lacerda de Castro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela Unidade de pós-graduação e Pesquisa-UNIPÓS, aluna da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e Professora da educação básica. lu_lacerda1@yahoo.com.br

 

Resumo: Este estudo traz discussões sobre a abordagem interdisciplinar no ensino fundamental I, frente à educação a distância no período de pandemia. Temos como intuito apresentar este artigo e refletir acerca dos enfrentamentos pedagógicos, o papel do docente e estabelecer conexões entre as disciplinas, a sociedade e a realidade do aluno. Assim, tendo como objetivo fazer com que o aluno aprenda de forma significa, garantindo os direitos de aprendizagens e promovendo desenvolvimento cognitivo, interação e integração perante o período de pandemia.  Apresentamos também a importância da prática docente que deve abranger além dos conteúdos programáticos, contextualizando e envolvendo os discentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos com a finalidade de estimular a busca e o interesse em aprender. Nos resultados e discussões, identificamos que os desafios começam na compreensão do docente sobre o que é a interdisciplinaridade e na aceitação de redefinir os métodos de trabalho, bem como o uso dos recursos tecnológicos para ser trabalhada a Educação a Distância. Em nossas conclusões, pudemos perceber que a interdisciplinaridade e a modalidade EaD desenvolvem a cooperação no processo de aprendizagem e potencializam as trocas de experiências e conhecimentos. Nesse sentido, os recursos das TICs ajudarão na construção do conhecimento por meio da interdisciplinaridade, fazendo conexão com os componentes curriculares com a sociedade e com base nas vivencias dos alunos, fazendo uma nova relação na atividade educacional de maneira mais interativa nas séries iniciais.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação a Distância. Ensino Fundamental I