Luciana Lacerda de Castro
Graduada
em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em
Educação pela Unidade de pós-graduação e Pesquisa-UNIPÓS, aluna da Especialização em Educação Profissional Integrada à
Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA e
Professora da educação básica.
lu_lacerda1@yahoo.com.br
Resumo: Este estudo traz
discussões sobre a abordagem interdisciplinar no ensino fundamental I, frente à
educação a distância no período de pandemia. Temos como intuito apresentar este
artigo e refletir acerca dos enfrentamentos pedagógicos, o papel do docente e
estabelecer conexões entre as disciplinas, a sociedade e a realidade do aluno.
Assim, tendo como objetivo fazer com que o aluno aprenda de forma significa,
garantindo os direitos de aprendizagens e promovendo desenvolvimento cognitivo,
interação e integração perante o período de pandemia. Apresentamos também a importância da prática
docente que deve abranger além dos conteúdos programáticos, contextualizando e
envolvendo os discentes quanto ao uso dos recursos tecnológicos com a
finalidade de estimular a busca e o interesse em aprender. Nos resultados e
discussões, identificamos que os desafios começam na compreensão do docente
sobre o que é a interdisciplinaridade e na aceitação de redefinir os métodos de
trabalho, bem como o uso dos recursos tecnológicos para ser trabalhada a
Educação a Distância. Em nossas conclusões, pudemos perceber que a
interdisciplinaridade e a modalidade EaD desenvolvem a cooperação no processo
de aprendizagem e potencializam as trocas de experiências e conhecimentos.
Nesse sentido, os recursos das TICs ajudarão na construção do conhecimento por
meio da interdisciplinaridade, fazendo conexão com os componentes curriculares
com a sociedade e com base nas vivencias dos alunos, fazendo uma nova relação
na atividade educacional de maneira mais interativa nas séries iniciais.
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação a Distância. Ensino Fundamental I