DOI: 10.5281/zenodo.6612599

 

Joana Alves Pereira Lima
     Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), graduada em Pedagogia(Univag) e formada pelo curso do Magistério. Atua na rede de ensino pública e particular em Cuiabá-MT.

 

Marta Alves Pereira Soares
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, graduada em Licenciatura em Geografia (Univag), formada pelo curso do Magistério. Atua na rede de ensino pública de Várzea Grande e particular, em Cuiabá-MT.

 

Antonia Alves Pereira
Doutoranda em Comunicação (Uerj), mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFMT). Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e líder do grupo de pesquisa Educomunicação, Jornalismo e Cidadania (Educom.Jor).

 


Este relato da mesa-redonda “Infância, consumo e meio ambiente” apresenta a discussão empreendida no III Colóquio Mato-grossense de Educomunicação[1] com pesquisadores de universidades do Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Brasília. Os participantes discorreram questões que apontavam para a sustentabilidade e a responsabilidade a partir do paradigma da educomunicação na interface comunicação/educação no ensino formal e educomunicação socioambiental, enquanto estratégia de comunicação ambiental. Do pensamento crítico ao protagonismo. De crianças e adolescentes como prosumes ao exercício da cidadania em contextos socioculturais diverso e plural, marcado pela propaganda e publicidade infantil.


[1] A terceira edição do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação se realizou entre os dias 19 e 21 de novembro de 2000, de maneira remota.