DOI: 10.5281/zenodo.6612622

 

Júlia Lívia Viana França

Técnica em Assuntos Educacionais no IFCE, Especialista em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Única, Licenciada em Química pela UECE, julia.livia@ifce.edu.br

 

Resumo: Com a pandemia da Covid-19, foram observadas mudanças na estrutura pedagógica nas escolas, surgindo novos métodos de acompanhamento e de intervenção pedagógica. Este trabalho foi desenvolvido no IFCE, campus Tabuleiro do Norte, durante o  ensino remoto emergencial (ERE), com os discentes dos cursos médio técnico integrado, tendo como objetivo apresentar uma nova forma de acompanhamento e intervenção pedagógica, através de reuniões individuais no formato virtual, com o intuito de oferecer apoio educacional aos discentes que enfrentavam dificuldades na adaptação com o ensino remoto emergencial, de ofertar orientações pedagógicas de forma individualizada, buscando compreender a rotina do discente e os seus anseios enfrentados durante o ensino remoto. A metodologia utilizada foram reuniões de notificação de desempenho discente, de forma individualizada, utilizando a ferramenta Google Meet, com os discentes que se encontravam em situação “crítica” em relação à entrega de atividades escolares, com o intuito de realizar orientações acerca das práticas pedagógicas e ao findar da reunião, o membro da equipe pedagógica preenchia a notificação de desempenho discente no ensino remoto emergencial. Foi realizado um levantamento quantitativo, utilizando uma coleta de dados, nos 1º, 2º e 3º anos dos cursos médio técnico integrado em Manutenção Automotiva e Petróleo e Gás, para identificar discentes em situação “crítica” em relação à entrega das atividades escolares. De acordo com as reuniões de desempenho discentes realizadas durante o ensino remoto emergencial no 1º ano dos cursos técnico integrado,  as dificuldades mais elencadas pelos discentes foram: o trabalho, o auxílio nos afazeres domésticos, a desmotivação, a ausência de rotina de estudo, a dificuldade na compreensão de conteúdos apresentados no ERE, a ausência de ambiente adequado para estudar e os problemas familiares, contudo, a mais citada foi a falta de rotina de estudo, enquanto no 2º ano dos cursos técnico integrado, durante as reuniões, as dificuldades mais elencadas pelos discentes foram: o trabalho, a desmotivação, os problemas de conexão, as dificuldades na compreensão de conteúdos apresentados no ERE, os problemas familiares e os problemas psicológicos, destacando-se a depressão e a ansiedade, contudo, a mais citada foi inserção no mercado de trabalho. No 3º ano dos cursos técnico integrado, durante as reuniões, as dificuldades mais elencadas pelos discentes foram: a ausência de rotina de estudo, a desmotivação e as dificuldades de compreensão dos conteúdos apresentados no ERE, contudo, a mais citada foi a falta de rotina de estudo. Através das orientações pedagógicas fornecidas nestas intervenções, observou-se que os discentes modificaram suas condutas em relação aos problemas elencados, sendo respeitada sua individualidade e sua rotina casa/trabalho.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial; Intervenção Pedagógica; Reunião De Desempenho Discente.