Denilson Fiuza (Autor)
Minicurrículo do autor:
Membro da associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), licenciado em
Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em
Tecnologia em Logística, capoeirista profissional formado pela Escola Abada
Capoeira, reconhecida pelo MEC como inovação e criatividade na educação básica.
Educador sociocultural desenvolvendo atividades na perspectiva de implementação
da lei 10 639/03 focado nos valores civilizatórios da Capoeira.
E-mail: fiuza.denilson@gmail.com
Keila de Freitas da Silva (Orientadora)
Minicurrículo da autora:
Pós-graduanda em Políticas Culturais de Base Comunitária pela Flacso- Sede
Argentina (2020), Turismóloga pela UFMG (2015). Técnica Social, Arte-Educadora,
Profissional da dança e pesquisadora sobre cultura popular e saberes
tradicionais.
E-mail: keilartetur@gmail.com
RESUMO
O intuito desse trabalho é trazer
uma discussão sobre a simbologia do berimbau, a partir de três perspectivas, a
saber: abordagem sobre a vida de Mestres de Capoeira no Brasil; importância dos
seus discípulos; musicalidade e tradição. Igualmente, este estudo tem como
objetivo, apresentar os diálogos de capoeiristas, percepções autorais junto ao
Capoeirista e Artesão Monge Branco em um evento de Capoeira no Centro de
Referência da Juventude (CRJ) em Belo Horizonte em 2015. Nesse sentido, fruto
dessa experiência será apresentado a representatividade dos Mestres, o alcance
da capoeira no mundo como um todo, historiografia da capoeira com relatos a partir
de experiências empíricas e como Monge Branco virou o especialista na
musicalidade e registros iconográficos. Para a obtenção destes, foi utilizado
como método: revisão bibliográfica, pesquisa-ação, pesquisa de campo e
qualitativa.
Palavras Chave: Capoeira;
Berimbau; Mestres; Tradição; Musicalidade.