DOI: 10.5281/zenodo.6800395

 

Giovana de Oliveira Ribeiro

Assessora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Manaus, Mestre em Ensino Tecnológico/ Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM,  giovana.ribeiro@semed.manaus.am.gov.br.

 

Alcione Deodato de Souza

Assessora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Manaus, Mestre em Ciências Humanas, Universidade Estadual do Amazonas - UEA, alcione.souza@semed.manaus.am.gov.br

 

Jardeline dos Santos Costa

Professora Indígena da Rede Municipal de Educação de Manaus – SEMED, graduanda em Pedagogia,  jardelinecosta@gmail.com.br

 

Resumo: Devido a situação sanitária que assolou o mundo em 2020, em decorrência da pandemia do Coronavírus, as escolas públicas e privadas a nível nacional foram afetadas de inúmeras formas. A participação presencial, na sala de aula, dos alunos foi bruscamente interrompida e o quarto ou sala de casa viraram espaços educacionais isolados. Essa brusca interrupção deu origem ao isolamento social antes nunca tão falado que, se promulgou com uma forma de amor. No campo da Educação Escolar Indígena não foi diferente. As comunidades indígenas, foram afetadas na saúde, na educação e contabilizaram a perda de suas bibliotecas vivas. Neste artigo, abordaremos as metodologias utilizadas para efetivar a educação diferenciada dentro das comunidades indígenas de Manaus, atendidas pela Gerência de Educação Escolar Indígena/GEEI. Relataremos os impactos provocados pelo novo vírus nestas comunidades que afetaram a educação dos alunos. A partir desse contexto traçaremos uma reflexão acerca da solução viável utilizada para a efetivação da Educação Escolar Indígena promovida pelos professores indígenas dentro de suas comunidades com o auxílio dos assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Tal auxílio, foi necessário para o entendimento de uma nova metodologia inserida no contexto da educação, o ensino remoto. Essa nova metodologia proporcionou avanços e desafios na educação, em especial na educação escolar indígena.

Palavras-chave: Educação indígena. Ensino remoto. Pandemia.