Giovana de Oliveira Ribeiro
Assessora Pedagógica da Rede Municipal
de Educação de Manaus, Mestre em Ensino Tecnológico/ Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, giovana.ribeiro@semed.manaus.am.gov.br.
Alcione Deodato de Souza
Assessora Pedagógica da Rede Municipal
de Educação de Manaus, Mestre em Ciências Humanas, Universidade Estadual do
Amazonas - UEA, alcione.souza@semed.manaus.am.gov.br
Jardeline dos Santos Costa
Professora Indígena da Rede Municipal de
Educação de Manaus – SEMED, graduanda em Pedagogia, jardelinecosta@gmail.com.br
Resumo: Devido a situação sanitária que
assolou o mundo em 2020, em decorrência da pandemia do Coronavírus, as escolas públicas
e privadas a nível nacional foram afetadas de inúmeras formas. A participação
presencial, na sala de aula, dos alunos foi bruscamente interrompida e o quarto
ou sala de casa viraram espaços educacionais isolados. Essa brusca interrupção
deu origem ao isolamento social antes nunca tão falado que, se promulgou com
uma forma de amor. No campo da Educação Escolar Indígena não foi diferente. As
comunidades indígenas, foram afetadas na saúde, na educação e contabilizaram a
perda de suas bibliotecas vivas. Neste artigo, abordaremos as metodologias
utilizadas para efetivar a educação diferenciada dentro das comunidades
indígenas de Manaus, atendidas pela Gerência de Educação Escolar Indígena/GEEI.
Relataremos os impactos provocados pelo novo vírus nestas comunidades que
afetaram a educação dos alunos. A partir desse contexto traçaremos uma reflexão
acerca da solução viável utilizada para a efetivação da Educação Escolar
Indígena promovida pelos professores indígenas dentro de suas comunidades com o
auxílio dos assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de
Manaus. Tal auxílio, foi necessário para o entendimento de uma nova metodologia
inserida no contexto da educação, o ensino remoto. Essa nova metodologia proporcionou
avanços e desafios na educação, em especial na educação escolar indígena.
Palavras-chave: Educação indígena. Ensino remoto. Pandemia.