DOI: 10.5281/zenodo.6800530

 

Alenberg Aquino da Silva

Estudante, Técnico em meio ambiente, alenberg.aquino@gmail.com

 

Maria Graciele da Silva  

Estudante, Técnica em agronegócio, mgraciele86@gmail.com

 

Resumo: O trabalho tem por objetivo fazer com que os alunos participem mais ativamente das aulas síncronas e assíncronas, logo favorecendo uma metodologia interativa que melhore a participação desses discentes nos devidos momentos de aprendizagem, e proporcione um melhor engajamento mediante as atividades desenvolvidas no âmbito de estudo, dessa maneira, tornando o espaço oportuno para o protagonismo dos educandos. A presente pesquisa decorreu de forma qualitativa, através de um estudo de caso, sobre a intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual Monsenhor Honório, na busca de minimizar problemas causados pelo covid-19, especificamente no ensino-aprendizagem. Foi pensado em alguns métodos que melhorassem a participação dos alunos nas aulas seguintes como: estimulá-los a trazerem curiosidades a respeito do tema da disciplina, para assim gerar uma melhor compreensão e estímulo para questionamentos durante as aulas, pois, foi visto durante os dois momentos síncronos junto a eles que, alguns alunos não interagiram com a professora mediante a explicação sobre a disciplina. Além disso, foram pensados em alguns jogos didáticos, porém, a maioria deles eram entre dois ou mais integrantes, e não condizia com a realidade atual de pandemia. Portanto, a vivência que o PIBID oportuniza em sala de aula é de suma importância, pois traz diversos conhecimentos e trocas, aos quais no momento buscou-se alcançar todos esses aspectos de forma remota, infelizmente irá se perder muito conhecimento, quanto ao ensino-aprendizagem, de maneira que o processo de adaptação dos pibidianos como futuros professores em sala de aula, acontecerá em um momento mais tardio, no entanto, estarão mais adaptados e mais preparados para situações parecidas no futuro, sendo um ponto positivo, em todo esse contexto.

Palavras-chave: Pandemia. Metodologia alternativa. Tecnologia. Pibidianos.