Alenberg Aquino da Silva
Estudante, Técnico em meio ambiente,
alenberg.aquino@gmail.com
Maria Graciele da Silva
Estudante, Técnica em
agronegócio, mgraciele86@gmail.com
Resumo: O trabalho tem por objetivo fazer com que os alunos participem mais
ativamente das aulas síncronas e assíncronas, logo favorecendo uma metodologia
interativa que melhore a participação desses discentes nos devidos momentos de
aprendizagem, e proporcione um melhor engajamento
mediante as atividades desenvolvidas no âmbito de estudo, dessa maneira,
tornando o espaço oportuno para o protagonismo dos educandos. A presente
pesquisa decorreu de forma qualitativa, através de um estudo de caso, sobre a
intervenção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
na Escola Estadual Monsenhor Honório, na busca de minimizar problemas causados
pelo covid-19, especificamente no ensino-aprendizagem. Foi pensado em alguns
métodos que melhorassem a participação dos alunos nas aulas seguintes como:
estimulá-los a trazerem curiosidades a respeito do tema da disciplina, para
assim gerar uma melhor compreensão e estímulo para questionamentos durante as
aulas, pois, foi visto durante os dois momentos síncronos junto a eles que,
alguns alunos não interagiram com a professora mediante a explicação sobre a
disciplina. Além disso, foram pensados em alguns jogos didáticos, porém, a
maioria deles eram entre dois ou mais integrantes, e não condizia com a
realidade atual de pandemia. Portanto,
a vivência que o PIBID oportuniza em sala de aula é de suma importância, pois
traz diversos conhecimentos e trocas, aos quais no momento buscou-se alcançar
todos esses aspectos de forma remota, infelizmente irá se perder muito
conhecimento, quanto ao ensino-aprendizagem, de maneira que o processo de
adaptação dos pibidianos como futuros professores em sala de aula, acontecerá
em um momento mais tardio, no entanto, estarão mais adaptados e mais preparados
para situações parecidas no futuro, sendo um ponto positivo, em todo esse
contexto.
Palavras-chave: Pandemia. Metodologia alternativa. Tecnologia. Pibidianos.