DOI: 10.5281/zenodo.6804347

 

Andreza Alves de Abreu

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós graduanda em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da Família – FAVENI. E-MAIL: andrezaabreeu@gmail.com

 

Roger Rodrigues da Silva

Enfermeiro. Mestrando em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-MAIL: roger95silva@gmail.com

 

Natana de Morais Ramos

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-MAIL: natana_morais@hotmail.com

 

Joab Gomes da Silva Sousa

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail: joab.silva@urca.br

  

RESUMO: O presente estudo objetivou sintetizar evidências científicas para obter informações existentes e pertinentes para a construção da tecnologia educacional para cuidadores de idosos com Alzheimer. É visto que os cuidadores em sua maioria não apresentam conhecimento sobre o processo vivenciado e tampouco apoio especializado no serviço de saúde, refletindo na negligência de sua vida social e necessidades pessoais. Dessa forma, viu-se a necessidade de construir um material educativo, tipo cartilha, que trouxesse informações sobre a doença de Alzheimer, compreender os prejuízos que ela causa na qualidade de vida dos cuidadores e a promover o autocuidado dos cuidadores. Foi possível notar mediante a esse estudo que os cuidadores apresentam uma negligencia do seu autocuidado, devido a dedicação e cuidado a saúde da pessoa com Alzheimer. Conclui-se então que a cartilha desenvolvida pode ser utilizada tanto pelos cuidadores quanto os responsáveis por grupos de apoio específicos para cuidadores de idosos com Alzheimer e profissionais de saúde durante as ações de promoção da saúde. Se faz necessário o desenvolvimento de novos estudos com o intuito de sensibilizar a população sobre a necessidade de praticar o autocuidado e promover melhor qualidade de vida. 

Palavras chave: Enfermagem; Cuidador; Doença de Alzheimer; Tecnologia educacional.