Andreza
Alves de Abreu
Enfermeira
pela Universidade Regional do Cariri
(URCA). Pós graduanda em Saúde Pública com ênfase na Estratégia Saúde da
Família – FAVENI. E-MAIL: andrezaabreeu@gmail.com
Roger
Rodrigues da Silva
Enfermeiro. Mestrando em enfermagem pela
Universidade Federal do Ceará (UFC). E-MAIL: roger95silva@gmail.com
Natana
de Morais Ramos
Enfermeira. Mestre em enfermagem pela
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutoranda pela Universidade Estadual
do Ceará (UECE). E-MAIL: natana_morais@hotmail.com
Joab Gomes da Silva Sousa
Enfermeiro.
Mestrando em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail:
joab.silva@urca.br
RESUMO: O presente estudo
objetivou sintetizar evidências científicas para obter informações existentes e
pertinentes para a construção da tecnologia educacional para cuidadores de
idosos com Alzheimer. É visto que os cuidadores em sua maioria não apresentam
conhecimento sobre o processo vivenciado e tampouco apoio especializado no
serviço de saúde, refletindo na negligência de sua vida social e necessidades
pessoais. Dessa forma, viu-se a necessidade de construir um material educativo,
tipo cartilha, que trouxesse informações sobre a doença de Alzheimer,
compreender os prejuízos que ela causa na qualidade de vida dos cuidadores e a
promover o autocuidado dos cuidadores. Foi possível notar mediante a esse
estudo que os cuidadores apresentam uma negligencia do seu autocuidado, devido
a dedicação e cuidado a saúde da pessoa com Alzheimer. Conclui-se então que a
cartilha desenvolvida pode ser utilizada tanto pelos cuidadores quanto os
responsáveis por grupos de apoio específicos para cuidadores de idosos com
Alzheimer e profissionais de saúde durante as ações de promoção da saúde. Se
faz necessário o desenvolvimento de novos estudos com o intuito de sensibilizar
a população sobre a necessidade de praticar o autocuidado e promover melhor
qualidade de vida.
Palavras chave: Enfermagem; Cuidador; Doença de Alzheimer; Tecnologia educacional.