Jorge
Alberto Vieira Tavares
Mestrando em Interdisciplinar em Cultura Popular
Professor do Colégio Delta
jtavares@academico.ufs.br
RESUMO
O presente trabalho tem como pano de fundo
discutir a temática acerca da educação e do trabalho como forma de socialização
do menor infrator. Socialização essa, que só vai existir se as instituições
priorizarem de fato a educação e o trabalho. Nesse sentido, a educação deveria
ser uma porta de saída para a recuperação desse menor. No entanto, o que
encontramos a priori são professores despreparados para lidar com os internos
infratores, como também é bastante visível entre os educadores o medo porque
não foram preparados para lidar com essa clientela onde ele teria que estar apto
para desenvolver atividade que fosse atrativa e, por conseguinte contribuísse
para a formação intelectual desses alunos. Na verdade, seria interessante que o
Projeto Político Pedagógico fosse organizado levando em consideração a
realidade desses internos, mas o que observamos são projetos voltados para
atender a realidade dos alunos tidos como normais. É visível também, a ausência
de cursos profissionalizantes que vão contribuir no futuro para o ingresso
desse menor no mercado de trabalho. O trabalho foi resultado de pesquisa
bibliográfica com a utilização de jornais, revistas mesmo encontrando
dificuldade em relação ao tema proposto porque são poucos os escritos sobre a
temática acima mencionada, assim como também, uma pesquisa de campo a partir de
uma experiência profissional com menores infratores.
Palavras-chave: Educação; Trabalho; Menor Infrator; Socialização.