Ody M. Churkin
Professor no IFSP, integrante do grupo de formação de professores,
pesquisador em novas tecnologias na educação, escritor e poeta.
odyfilosofia@gmail.com – ody.churkin@ifsp.edu.br . Capítulo
construído a partir do Trabalho aprovado e apresentado na ESOCITE 2021/UFSCar.
RESUMO
Nos últimos meses vivencia-se uma contingência
global, uma pandemia que assombra a humanidade, no Brasil ceifa esperanças,
tragédia anunciada, se descortina na história um cenário macabro, marcado pelo
medo e incerteza, além do que, uma insistência insana, principalmente do líder
do poder Executivo Federal Brasileiro em negar a ciência, feito alarmante que
contribui para o aumento no número imperdoável e grotesco de mais de meio
milhão de óbitos, além de dividir o país, famílias e amizades. Contexto na
elaboração deste trabalho, para tal estruturou-se algumas justificativas com a
intenção de serem convidativas e provocantes, além do anseio em se suprir
inquietações ou incômodos referentes a negação da ciência, da arte, diplomacia e
da sustentabilidade, segue com um viés na cultura digital, na adoção repentina
do ensino remoto e utilização de tecnologias no ensino aprendizagem de forma
açodada e intempestiva, longe das preteridas propostas tecnológicas
educacionais inovadoras, que de alguma forma instigam e aguçam para se retratar
e compartilhar este cenário com situações inusitadas, síncronas e assíncronas
que requerem intervenções jamais pensadas na expectativa de conclusões
acertadas. O objetivo deste papel é compartilhar reflexões sobre a atual
conjuntura com vistas no sócio construtivismo de Vygotsky e na fenomenologia
com auxílio e a análise do filme Ponto de Mutação de 1990 para se trazer à tona
a situação da ciência e pesquisa no Brasil do século XXI, assim como a
importância e o papel da arte, em especial a poesia para um debate
epistemológico, artístico com um olhar holístico e sistêmico.
Palavras chave: Ensino Remoto, Pandemia, Ponto de Mutação, Síncronas, Olhar Holístico.