Ody M. Churkin
Mestre em tecnologias na educação, professor no IFSP, integrante do grupo
de formação de professores. Palestrante, escritor e poeta. Este capítulo foi
construído a partir de trabalho apresentado no Sétimo Simpósio em Ensino
Tecnológico no Amazonas – VII SETA. odyfilosofia@gmail.com,
ody.churkin@ifsp.edu.br.
Resumo
A construção deste trabalho surgiu como uma inquietação, uma
necessidade de se compartilhar sobre o ensino aprendizagem no isolamento
social, em home office, que se tornou o objetivo geral deste papel, demonstrar
a adoção do ensino remoto durante a contingência da pandemia da COVID-19 no
ensino superior, em específico no Instituto Federal de São Paulo no câmpus de
São Roque (IFSP-SRQ), na disciplina de Filosofia da Educação, disciplina do
curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB). Como objetivos específicos,
refletir e comentar sobre a utilização da plataforma MOODLE no ensino
aprendizagem na LCB, além do que, compreender os planejamentos e ações
síncronas e assíncronas suas possibilidades e perspectivas. Ponderar com vistas
à inovação e ciência, suas influências, implicações e percepções nos conceitos
de presença e participação diante de um cenário de conectividade e ubiquidade
da informação. Dentro deste contexto
houve a preocupação em se buscar pensadores mais próximos a realidade das
ciências naturais, para aproximar e acolher os estudantes para a filosofia da
educação e sua contribuição para o ensino aprendizagem das ciências biológicas,
já que se trata de uma licenciatura, formação de professores. Para se chegar
mais próximo da realidade, escolheu-se como metodologia a visão holística,
sistêmica e complexa acompanhada da fenomenologia, somando-se às as
metodologias ativas com a utilização de tecnologias de informação e comunicação
(TICS), além de vistas à pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa ,
para se retratar o cenário de pesquisa e a atuação dos atores envolvidos, um
processo para a construção de um estudo de caso.
Palavras-chave: Ensino Remoto, COVID-19, Metodologias Ativas, MOODLE. TICS.