Milena Lopes da Silva
Graduanda do curso de Licenciatura
em ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará - UEPA,
milenalopes1718@gmail.com
Karen Thayane Grangeiro Farias
Graduanda do curso de Licenciatura
em ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará - UEPA,
kthayanefarias@gmail.com
Renata Albuquerque da Silva
Especialista em gestão ambiental do
curso de ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA, renataalbuquerquebio@gmail.com
Natália Karina Nascimento da Silva
Doutora em Genética e Biologia
Molecular do curso de ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará
-UFPA, natalianascimento1108@yahoo.com.br
Resumo: O ensino de biologia
sofreu mudanças positivas temporalmente, isto deve-se principalmente ao
surgimento de novas metodologias de ensino. Um exemplo disto é a aprendizagem
baseada em situações-problema, este método consiste em abordar um tema em forma
de questionamentos, colocando o aluno na posição de agente principal de seu
aprendizado, podendo ser empregado em qualquer conteúdo de biologia, neste
caso, foi utilizado para sensibilizar os alunos sobre os efeitos do descarte
indevido de lixo urbano, na cidade de Tucuruí. O objetivo da atividade proposta
é de identificar e analisar as causas e consequências da poluição, bem como
propor alternativas de intervenção para esta problemática através da
sensibilização coletiva. A abordagem ocorreu de forma qualitativa, de caráter
exploratório, realizada através de perguntas estruturadas, com questões abertas
e de opinião. O público alvo foram doze alunos da 1.ª série do ensino médio, da
EEEM Ana Pontes Francez. As respostas dos casos propostos foram registradas de
forma anônima, após a coleta de todas as respostas, as folhas foram
redistribuídas aleatoriamente, onde cada aluno ficou responsável por ler e
analisar os comentários de seu colega. A atividade apresentou resultados
positivos, os alunos puderam compreender a proposta de atividade, conseguindo
integrar-se as situações propostas, apresentando soluções viáveis baseadas em
experiências já vividas, correlacionando com a realidade do município em que
vivem. Porém, é preciso trabalhar com outros nichos metodológicos, considerando
sempre a realidade em que os alunos estão inseridos, propondo sempre a
discussão e socialização em sala. Desta forma, o docente conseguirá aproximar o
educando do conteúdo que está sendo ministrado, despertando seu interesse, e
possibilitando maior aproveitamento durante as aulas.
Palavras-chave: Ensino. Biologia. Aprendizagem. Situações-problema.