DOI: 10.5281/zenodo.6800526

 

Milena Lopes da Silva

Graduanda do curso de Licenciatura em ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, milenalopes1718@gmail.com

 

Karen Thayane Grangeiro Farias

Graduanda do curso de Licenciatura em ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, kthayanefarias@gmail.com

 

Renata Albuquerque da Silva

Especialista em gestão ambiental do curso de ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA, renataalbuquerquebio@gmail.com

 

Natália Karina Nascimento da Silva

Doutora em Genética e Biologia Molecular do curso de ciências biológicas pela Universidade Federal do Pará -UFPA, natalianascimento1108@yahoo.com.br

 

Resumo: O ensino de biologia sofreu mudanças positivas temporalmente, isto deve-se principalmente ao surgimento de novas metodologias de ensino. Um exemplo disto é a aprendizagem baseada em situações-problema, este método consiste em abordar um tema em forma de questionamentos, colocando o aluno na posição de agente principal de seu aprendizado, podendo ser empregado em qualquer conteúdo de biologia, neste caso, foi utilizado para sensibilizar os alunos sobre os efeitos do descarte indevido de lixo urbano, na cidade de Tucuruí. O objetivo da atividade proposta é de identificar e analisar as causas e consequências da poluição, bem como propor alternativas de intervenção para esta problemática através da sensibilização coletiva. A abordagem ocorreu de forma qualitativa, de caráter exploratório, realizada através de perguntas estruturadas, com questões abertas e de opinião. O público alvo foram doze alunos da 1.ª série do ensino médio, da EEEM Ana Pontes Francez. As respostas dos casos propostos foram registradas de forma anônima, após a coleta de todas as respostas, as folhas foram redistribuídas aleatoriamente, onde cada aluno ficou responsável por ler e analisar os comentários de seu colega. A atividade apresentou resultados positivos, os alunos puderam compreender a proposta de atividade, conseguindo integrar-se as situações propostas, apresentando soluções viáveis baseadas em experiências já vividas, correlacionando com a realidade do município em que vivem. Porém, é preciso trabalhar com outros nichos metodológicos, considerando sempre a realidade em que os alunos estão inseridos, propondo sempre a discussão e socialização em sala. Desta forma, o docente conseguirá aproximar o educando do conteúdo que está sendo ministrado, despertando seu interesse, e possibilitando maior aproveitamento durante as aulas.

Palavras-chave: Ensino. Biologia. Aprendizagem. Situações-problema.