Agemir
Bavaresco
Professor do PPG Filosofia e Teologia da
PUCRS. https://orcid.org/0000-0002-7967-4109 - E-mail: abavaresco@pucrs.br
Danilo
Vaz-Curado. R. M. Costa
Professor do Programa de Pós Graduação em
Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco/Brasil, email de contato: danilo.costa@unicap.br
- https://orcid.org/0000-0002-3048-1701
Resumo: A pesquisa assume como hipótese que a
eucaristia para garantir sua atualidade na economia do cristianismo, enquanto
presença real de Cristo, precisa ser interpretada de modo relacional e
intersubjetivo. Como afirmar a presença real de Cristo na eucaristia através do
pão e do vinho em sentido eclesiológico e pneumatólogico? Explicita-se, em
primeiro lugar, com base em Zeno Carra as insuficiências do modelo
tomista-tridentino para a explicação do fato eucarístico, mostrando os
problemas metafísicos da assunção da categoria de substância aristotélica por
Tomás de Aquino e as dificuldades teológicas oriundas desta escolha por ele. Ao
apresentar os limites da leitura substancialista, estática e dualista, o texto
recorre, depois, a Hegel para articular uma leitura ontológica da eucaristia
desde bases intersubjetivas e relacionais. Enfim, apresenta-se a ontologia
eucarística intersubjetiva como ação pneumatológica que une, ao mesmo tempo, o
evento da presença real de Cristo e o ato litúrgico eclesiológico realizado em
comunidade.
Palavras-Chave: Ontologia; Eucaristia; Presença real; Substância; Intersubjetivo.