Wagner Luiz da Costa Santos
Graduado
em Pedagogia (INTERVALE) e Letras (UFPB). Especialista em Coordenação
Pedagógica e Gestão Educacional. Mestrando em Tecnologias Emergentes em
Educação pela Must University. E-mail: wagnerluizcostasantos@gmail.com.
Rosemere Guimarães Cruz
Graduada
em Matemática (UVA-CE) . Especialista em
Coordenação Pedagógica (UFC-CE) Especialista em Educação, Pobreza e
Desigualdade Social ( UFC - CE) e em
Educação Matemática pela FAK-Kurios. E-mail: grosemare@gmail.com.
José Ouraci Souza Roxo
Graduado
em Artes Visuais (UNINTER). Especialista em Gestão Escolar (UNINTER).
Resumo
O
presente trabalho tem o objetivo de apresentar de forma breve a
contextualização dos estudos dos teóricos Munhoz, Pathak e Chaudhary acerca do
uso de tecnologias educacionais no planejamento e execução de projetos
educativos, Mediação de processos por meio da tecnologia, design e
gerenciamento de projetos e sua integração ao ensino em um contexto emergencial
remoto, assim, no presente trabalho, faremos uma breve revisão deste conceito e
em seguida apresentaremos um relato de experiência baseado na integração das
ferramentas da web 2.0 e suas aplicabilidades, através da implantação e
implementação de um projeto multimídia. Desta forma, dividimos a pesquisa em
tópicos para melhor situar o leitor a respeito das informações apresentadas,
deste modo, temos uma contextualização na introdução, que levará em
consideração o momento atual de pandemia do Sars-covid-19 e suas consequências
para a educação, seguida do tópico a utilização de tecnologias em ambientes
educacionais, seguido do tópico sobre a importância do planejamento e da
mediação na implantação de tecnologias educacionais: refletindo o papel do
coordenador de tecnologia, culminando com um relato de experiência desenvolvido
na Escola Municipal Nossa Senhora dos Milagres, na cidade de Alagoinhas, estado
da Bahia, onde são relatados os processos de implantação e implementação de um
projeto de inovação tecnológica baseado no uso de recursos multimídia.
Palavras-chave: Coordenação, Tecnologia, Inovação, Transformação digital, Relato de experiência.