Antonio Rodrigues Sobrinho Filho
Mestrando do Programa de
Pós-graduação em Ciências da Teologia-Enber University/
antoniopedagogoufcg@gmail.com
Resumo:
A educação brasileira envolve qualquer forma de educação, seja ela da criança,
ou seja, ela na família é considerada a primeira etapa da educação básica,
ajudando no desenvolvimento psicológico, físico e social da criança. A Educação
inclusiva, portanto, busca em um mesmo contexto escolar realmente buscar
incluir todos os estudantes e mesmo diante das suas dificuldades, dessa forma
as diferenças deixarem de ser vistas como problemas e sim uma diversidade e
variedade, e por fim, gerar uma visão de mundo a partir da realidade social,
com base nesta questão, tratou-se de um estudo de modalidade exploratória, com
delimitação de busca a partir de descritores sobre o assunto, por meio de uma
pesquisa bibliográfica, tendo como o objetivo geral de analisar a inclusão
social na educação infantil brasileira. Dessa forma a educação infantil é
importante, pois cria condições para que as crianças possam conhecer e
descobrir novos valores, costumes e sentimentos, através das interações
sociais, e nos processos de socialização, o desenvolvimento da identidade e da
autonomia. Fundamentados nisso, precisa-se fortalecer a ideia de que não basta
o conhecimento dos direitos legais dos diferentes à educação, mas também o
reconhecimento por parte da família das capacidades alternativas de elaboração
e construção de conhecimentos, exigindo que o ambiente escolar cumpra seu papel
educativo também para essas pessoas. Contudo a Educação Infantil é um processo
cultural, onde através de métodos, didáticas e técnicas específicas pode-se conduzir
os alunos a desenvolverem relações de respeito mútuo, justiça, solidariedade,
igualdade, tornando a criança pensante e responsável pelas suas ações e
atitudes na sociedade.
Palavras-chave: Inclusão, Educação Infantil, ensino-aprendizagem.