Jelber
Manzoli dos Anjos
Enfermeiro, Mestre em Ciências da Saúde –
PPGES/UESB. jamanzoli@hotmail.com.
Fernando
Francisco Chagas dos Santos
Cirurgião dentista, discente do curso de
especialização em endodontia – USP. ffchagas@live.com.
RESUMO
Objetivo: Discutir
sobre como a introdução de uma disciplina que trate das Práticas Integrativas e
Complementares (PIC) disponíveis no Sistema Único de Saúde ao currículo do
Bacharelado em Enfermagem pode contribuir para a dilatação dos olhares dos
estudantes a compreender a produção do cuidado em saúde além de uma visão
mecanicista. Síntese de dados: As
PIC, assim designada no Brasil pelo Ministério da Saúde, são as práticas que a
biomedicina tem chamado de medicinas alternativas e complementares, que entre
elas, inclui a fitoterapia e a acupuntura. Durante a disciplina, os
alunos desenvolveram uma oficina e tiveram um contato com a fitoterapia e
acupuntura, a fitoterapia possibilitou utilizar os saberes e valores culturais
da comunidade como estratégias de promoção de saúde, e a acupuntura contribuiu
com a dilatação dos olhares dos estudantes para a compreensão de que o
indivíduo é um ser complexo e integral, que seu ambiente onde vive, bem como,
suas emoções e pensamentos, influenciam diretamente no seu estado de saúde,
produzindo um cuidado pela enfermagem, mais integral e resolutivo. Conclusões: A inclusão da disciplina de “Enfermagem Holística” no
currículo da graduação em enfermagem propiciou um diálogo intenso dos estudantes com as práticas integrativas e complementares e pode
contribuir para a dilatação dos olhares ao perceber de forma mais sensível o
outro que se apresenta como paciente.
Descritores: Cuidados de Enfermagem; Filosofia em Enfermagem; Terapias Complementares, Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia.