DOI: 10.5281/zenodo.6969920

 

Edina Maria Araújo

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, e-mail: Ianasofia11@gmail.com.

 

Edmara Rodrigues de Mesquita

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, Pós-graduada em Gestão e Auditoria em Saúde; e-mail: edmara_mesquita@ hotmail.com.

 

Samires de Sousa Nascimento

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, Pós-graduada em neonatologia e pediatria; e-mail: samires.sousa.fj@gmail.com.

 

Antonio Alves de Sousa Filho

Enfermeiro, Graduado em Enfermagem, Pós-graduado em Urgência e Emergência, Obstetrícia e Neonatologia; e-mail: Antonio_filho@yahoo.com.br.

 

Maria Gabriele Oliveira Cardoso

Enfermeira, Graduada em Enfermagem; e-mail: enf.gabyoliveira@gmail.com.

 

Maria Santana do Nascimento

Enfermeira, Graduada em Enfermagem; e-mail: msantanamsn@gmail.com.

 

RESUMO

INTRODUÇÃO: O bullying é um fenômeno que suscita a apreensão de toda a sociedade. Deste modo, enquanto pais, educadores e profissionais, devemos reconhecer que a violência entre pares em meio escolar afeta gravemente o desenvolvimento saudável das crianças. OBJETIVO: Descrever uma intervenção realizada pelo o Grupo de Pesquisa e Extensão Saúde da Criança utilizando uma tecnologia educativa na prevenção do bullying escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência, realizada no mês de outubro de 2021, em uma escola de ensino fundamental, no município de Sobral-Ce, através de uma intervenção executada pelos discentes do Projeto de Pesquisa e Extensão Saúde da Criança, com crianças do 1° ano, na faixa etária de 5 a 7 anos, contando com a participação de 30 crianças. RESULTADOS: Resultou-se que ao realizar ações que venham proteger as crianças e jovens atualmente favorecem uma potencialização de um futuro sem violência, através da existência de adultos equilibrados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, a criação e implementação de estratégias de prevenção do bullying em contexto escolar constitui-se como dever social, porquanto só através de diversificadas conjugações de esforços será possível contribuir para um amanhã mais seguro.

Palavras-chave: Bullying. Tecnologias educativas. Enfermagem.