Marcus Vinicius Peralva Santos
Professor-formador do curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da
Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pedagogo, biólogo e marqueteiro, com
mestrado e doutorado em Geologia e especializações nas áreas de gestão,
educação, direito e RH.
E-mail: mperalva@hotmail.com
Alexandre Mattos da Silva
Professor de Inglês e
Física, com especializações nas áreas de gestão de Projetos e Portfólios e em
Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.
E-mail:
alexandremattossilva@gmail.com
Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior
Coordenador do Núcleo de Pesquisa e
Extensão e do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino
(OPAJE-UFT) e professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Pedagogo, historiador e comunicador social/jornalista, com mestrado em Educação
e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
E-mail: gilsonportouft@gmail.com / gilsonporto@uft.edu.br
Resumo:
As tecnologias digitais (TD) chegaram ao setor educacional como um alicerce a
mais a professores e gestores, a fim de permiti-los executar com maior
competência e precisão suas atividades cotidianas. Deste modo, tendo-se por
base o cenário de pandemia decorrente da propagação da COVID-19 pelo mundo, o
presente estudo teve como objetivo geral descrever o cenário da gestão de
inovação educacional, sob o ponto de vista das tecnologias educacionais, em um
colégio público. A natureza deste estudo é exploratória e descritiva, com
abordagem quali-quantitativa, tendo sido entregue aos alunos e professores
participantes um questionário com 15 questões objetivas e uma subjetiva sobre
aspectos relacionados as tecnologias digitais aplicadas na instituição que
estudam/trabalham. Constatou-se a utilização dos softwares Google Meet (50,0%)
e Google Classroom (50,0%) como principais TD aplicadas a ministração de aulas
e o WhatsApp (≈50.0%) e o Instagram (≈45,0%) para a comunicação. Embora a
adoção destes softwares tenha sido colocado em prática foi notório a ausência
da implantação de um sistema de gestão da inovação no colégio, o que se mostrou
ainda mais evidente ao se verificar a total paralização das atividades docentes
e administrativas por 18 meses, o que comprometeu não só as atividades da
gestão escolar, mas o próprio processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
Deste modo destaca-se a importância da instituição escolar analisada investir
em sistemas de gestão da inovação, a fim de aprimorar os serviços educacionais
oferecidos ao seu público.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Google Meet. WhatsApp.