DOI: 10.5281/zenodo.7045016

 

Marcus Vinicius Peralva Santos

Professor-formador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pedagogo, biólogo e marqueteiro, com mestrado e doutorado em Geologia e especializações nas áreas de gestão, educação, direito e RH.

 E-mail: mperalva@hotmail.com

 

Alexandre Mattos da Silva

Professor de Inglês e Física, com especializações nas áreas de gestão de Projetos e Portfólios e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

E-mail: alexandremattossilva@gmail.com

 

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pedagogo, historiador e comunicador social/jornalista, com mestrado em Educação e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.

E-mail: gilsonportouft@gmail.com / gilsonporto@uft.edu.br

 

Resumo: As tecnologias digitais (TD) chegaram ao setor educacional como um alicerce a mais a professores e gestores, a fim de permiti-los executar com maior competência e precisão suas atividades cotidianas. Deste modo, tendo-se por base o cenário de pandemia decorrente da propagação da COVID-19 pelo mundo, o presente estudo teve como objetivo geral descrever o cenário da gestão de inovação educacional, sob o ponto de vista das tecnologias educacionais, em um colégio público. A natureza deste estudo é exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, tendo sido entregue aos alunos e professores participantes um questionário com 15 questões objetivas e uma subjetiva sobre aspectos relacionados as tecnologias digitais aplicadas na instituição que estudam/trabalham. Constatou-se a utilização dos softwares Google Meet (50,0%) e Google Classroom (50,0%) como principais TD aplicadas a ministração de aulas e o WhatsApp (≈50.0%) e o Instagram (≈45,0%) para a comunicação. Embora a adoção destes softwares tenha sido colocado em prática foi notório a ausência da implantação de um sistema de gestão da inovação no colégio, o que se mostrou ainda mais evidente ao se verificar a total paralização das atividades docentes e administrativas por 18 meses, o que comprometeu não só as atividades da gestão escolar, mas o próprio processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Deste modo destaca-se a importância da instituição escolar analisada investir em sistemas de gestão da inovação, a fim de aprimorar os serviços educacionais oferecidos ao seu público.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Google Meet. WhatsApp.