Joana Alves Pereira Lima
Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação
(ICE), graduada em Pedagogia(Univag) e formada pelo curso do Magistério. Atua
na rede de ensino pública e particular em Cuiabá-MT
Antonia Alves Pereira
Doutoranda em Comunicação (Uerj), mestre em Comunicação pela
Universidade de São Paulo (USP), especialista em Educação a Distância
(Senac-RJ, graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFMT).
Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e líder do grupo
de pesquisa Educomunicação, Jornalismo e Cidadania (Educom.Jor)
Marta Alves Pereira Soares
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio
de Janeiro, graduada em Licenciatura em Geografia (Univag), formada pelo curso
do Magistério. Atua na rede de ensino pública de Várzea Grande e particular, em
Cuiabá-MT
Resumo
Este trabalho discute o paradigma da Educomunicação aplicado ao Ensino
Religioso em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular e a Coleção Nautas
da Rede Salesiana de Escolas. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica
que se debruça sobre duas obras, uma dissertação de mestrado que averiguou a
aplicação do conceito nesta Rede e a coleção Nautas para o Ensino Religioso. Ao
final, foi possível perceber que o Sistema Preventivo, método de aprendizagem e
de vivência, potencializa a prática educomunicativa está presente no
desenvolvimento da disciplina e contribui para fomentar o ecumenismo e o diálogo
inter-religioso num processo de autoconhecimento e de mobilização de saberes
que levam à escuta, ao respeito e à valorização das experiências e das crenças
do outro.
Palavras-chave: Educomunicação, Ecossistemas comunicativos, Ensino Religioso, ecumenismo, ensino fundamental I.