DOI: 10.5281/zenodo.7317196

 

Noemi Pinheiro Xavier

Doutora em Ciências da Educação e professora na Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba, PR. noemix1962@gmail.com

 

Zulene dos Santos Sousa Silva

Graduanda do Curso de Pedagogia, pela Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba, PR. zulenysantos20@gmail.com

 

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar e identificar aspectos que podem ser considerados necessários na formação de professores para a inclusão de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para tal, foi realizado anteriormente um levantamento bibliográfico de artigos acadêmicos e livros publicados sobre o tema, com autores preparados e capacitados para abordar e responder a pergunta em questão. O artigo está dividido em três partes: primeiro foi abordada a questão do autismo como condição neurológica, seus critérios de diagnóstico e níveis. Em seguida, a importância de trabalhar a inclusão de maneira mais significativa e, por último, como a formação continuada e especializada do professor pode interferir de maneira positiva ou negativa no processo educativo de crianças autistas. Por fim, traçamos alternativas para uma inclusão educativa de qualidade e os resultados concluídos com esta pesquisa.

Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Papel do Professor.