Noemi Pinheiro Xavier
Doutora em Ciências da Educação e professora
na Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba, PR. noemix1962@gmail.com
Zulene dos
Santos Sousa Silva
Graduanda do Curso de Pedagogia, pela
Faculdade Adventista Paranaense, Ivatuba, PR. zulenysantos20@gmail.com
Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar e
identificar aspectos que podem ser considerados necessários na formação de
professores para a inclusão de crianças diagnosticadas com TEA (Transtorno do
Espectro Autista). Para tal, foi realizado anteriormente um levantamento
bibliográfico de artigos acadêmicos e livros publicados sobre o tema, com
autores preparados e capacitados para abordar e responder a pergunta em
questão. O artigo está dividido em três partes: primeiro foi abordada a questão
do autismo como condição neurológica, seus critérios de diagnóstico e níveis.
Em seguida, a importância de trabalhar a inclusão de maneira mais significativa
e, por último, como a formação continuada e especializada do professor pode
interferir de maneira positiva ou negativa no processo educativo de crianças
autistas. Por fim, traçamos alternativas para uma inclusão educativa de
qualidade e os resultados concluídos com esta pesquisa.
Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Papel do Professor.