Sidinei Eduardo Batista
Professor
do Departamento de Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, campus de Pato Branco. E-mail:
sidineibatista@professores.utfpr.edu.br
Felipe Eduardo Canuto Bonini
Acadêmico do curso de Letras Inglês da
Universidade Estadual de Maringá. E-mail: ra113025@uem.br
RESUMO: Wolfgang Iser em seu
livro O Ato da Leitura (1966) afirma
que o “repertório designa o material selecionado pelo qual o texto é
relacionado aos sistemas de seu ambiente, e que estes, em princípio, são
sistemas da vida social e sistemas da literatura do passado”. Nessa seara, as
normas contidas e as referências literárias situam o horizonte textual, que
constitui um contexto específico de referências, a partir do qual o sistema de
equivalências do texto deve ser criado. Iser afirma que a concretização dessa
equivalência virtual do repertório necessita de uma organização produzida pelas
estratégias textuais e que suas tarefas têm objetivos diferentes. Desse modo,
as estratégias precisam esboçar as relações entre os elementos do repertório,
estabelecendo as possibilidades de combinação de elementos que são necessárias
para a produção da equivalência. Essas possibilidades devem criar relações
entre o contexto de referência do repertório e o leitor do texto, que deve
atualizar o sistema de equivalência. Nesse sentido, as estratégias organizam
tanto o material do texto como suas condições comunicativas. É importante
destacar que essas condições não podem ser confundidas com a representação e
nem com os efeitos do texto, mas sucedem em um momento anterior àquele em que
esses termos podem ser relevantes. A organização do repertório imanente ao
texto, com efeito, coincide com o a iniciação dos atos de compreensão do
leitor. Para Iser, quando elas são dispensadas, evidencia-se o modo como as
estratégias regulam a organização dos elementos do repertório no texto e
asseguram as condições de recepção. Iser
orienta essa indicação nos atos de fala; portanto, devemos levar em conta que
as estratégias não apenas organizam o contexto de referência do repertório e
esboçam a sua compreensão. Antes disso, elas preenchem aquela função que no
modelo do diálogo dos atos da fala são chamadas de accepted procedures. A partir da noção de Modelo
Histórico-Funcional da Literatura, exposto por Iser, este trabalho tem por
objetivo observar aspectos relacionados ao modo como as estratégias do texto
conduzem o leitor a um determinado horizonte de expectativa dentro do texto
literário. Seguindo as premissas apontadas neste resumo, pretendemos observar
como é que a partir de um determinado repertório, um leitor pode se sentir seduzido
à leitura de um livro. Objetivamente, pretendemos fazer um breve apanhado sobre
a Estética da Recepção e sobre a Teoria do Efeito, ao mesmo tempo em que
realizaremos alguns
apontamentos sobre o romance A Santa do
Cabaré, Cordel Pós-Moderno de Amor e Morte de Moacir Japiassu, que em seu
título oferece um horizonte de expectativa ao se intitular como um romance
pós-moderno.
Palavras-chave: Leitor. Leitura. Literatura. Horizonte de expectativa. Modernidade X Pós-modernidade.