DOI: 10.5281/zenodo.7449834

 

Ody Marcos Churkin[1]

IFSP (odyfilosofia@gmail.com, ody.churkin@ifsp.edu.br)

 

Edu Souza de Oliveira Júnior[2]

MUST UNIVERSITY (edusorjgmail.com)

 

Marcos Junior Churkin[3]

SENAI-PR (raidenchur@gmail.com)

 



[1] Mestre em Novas Tecnologias na Educação, pesquisador em metodologias ativas e mobile learning, palestrante, escritor e poeta. Professor no IFSP-SRQ.

[2] Mestrando da Musty University, Flórida. Servidor Técnico do IFSP.

[3] Estudante e pesquisador de Tecnologia da Informação - SENAI-PR.


INTRODUÇÃO: Aplicar, compartilhar, ressignificar e personalizar a Educomunicação foi o motivo de se construir este papel. Após o período de isolamento social (MOREIRA et al, 2020) onde se exigiu o ensino remoto de forma açodada, como uma necessidade intransferível e improcrastinável da utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICS) para dar continuidade ao ensino aprendizagem diante da contingência global, observou-se que houve um contato mais estreito (imperioso para os leigos, não obstante uma oportunidade  de se demonstrar  as ciber expertises e habilidades  para os “preparados”) com tecnologias e com a conectividade. De alguma forma as metodologias ativas enredadas a ubiquidade da informação tornaram-se mais “compreendidas e receptivas”, (LEMOS, 2015) diga-se que não havia outra alternativa; embora já no período pré pandêmico foram promovidas e incentivadas, além do que, previstas e estampadas na BNCC (2017), no rol das competências da cultura digital. Dentro de cenário, o objetivo deste trabalho é descrever a utilização do jornal (HENKIN,2019) como apoio ao ensino aprendizagem no período pandêmico nas aulas remotas de filosofia no de 2020 em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba e na formação de professores em 2021 no Instituto Federal de São Paulo, campus de São Roque. Como objetivos específicos demonstrar o projeto Ler e Pensar (LEP, 2022) um projeto pedagógico e didático criado em 1999 voltado para a informação, formação e integração e participação de professores da rede pública do Brasil desenvolvido pela equipe de mídia e educação do jornal de Curitiba no Paraná Gazeta do Povo do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM); demonstrar e compartilhar  os desdobramentos em sala de aula a partir das matérias de jornais, formações (cursos curta e longa duração), dicas pedagógica produtos e processos pedagógicos e projetos oferecidos pelo LEP em uma trilha metodológica de um relato de experiência, com um mote fenomenológico (MERLAU-PONTY,2018) seguindo traços bibliográficos e documentais  em um viés qualitativo, uma tentativa complexa de se contribuir de alguma forma com a produção epistemológica vigente.