Celton Ferreira Machado
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará –
UEPA, celton.machado@aluno.uepa.br
Pedro Henrique da Silva
Santos
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará –
UEPA, pedro.santos@aluno.uepa.br
Inês Trevisan
Prof. Dra. do Departamento de Ciências Biológicas
Universidade do Estado do Pará– UEPA.
RESUMO
O presente relato de experiência
descreve a vivência na disciplina de estágio supervisionado VI, no qual foi
aplicado o projeto sobre compostagem, resíduos e reciclagem numa escola de rede
pública de ensino no município de Tucuruí-PA. O projeto foi executado no ensino
médio com o objetivo de perceber na expressão, comportamento e ação do aluno em
sala, o que o influencia a se tornar um agregador de valores socioambientais.
Para isso, utilizou-se como metodologia para aplicação do projeto duas etapas,
sendo: a etapa teórica no qual foram abordados assuntos em uma exposição
dialogada para se obter os conhecimentos prévios e promover uma sensibilização
a respeito da temática. Na segunda etapa realizou-se a construção da
composteira para exemplificar os benefícios da reutilização dos compostos
orgânicos na construção de uma futura horta escolar, proporcionando um
resultado positivo para eles, pois estabeleceu uma conexão entre o conteúdo e o
cotidiano dos alunos.
Palavra chave: Compostagem, Valores Socioambientais, Sensibilização.