DOI: 10.5281/zenodo.7514383

 

Celton Ferreira Machado

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, celton.machado@aluno.uepa.br

 

Pedro Henrique da Silva Santos

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, pedro.santos@aluno.uepa.br

 

Inês Trevisan

Prof. Dra. do Departamento de Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará– UEPA.

 

RESUMO

O presente relato de experiência descreve a vivência na disciplina de estágio supervisionado VI, no qual foi aplicado o projeto sobre compostagem, resíduos e reciclagem numa escola de rede pública de ensino no município de Tucuruí-PA. O projeto foi executado no ensino médio com o objetivo de perceber na expressão, comportamento e ação do aluno em sala, o que o influencia a se tornar um agregador de valores socioambientais. Para isso, utilizou-se como metodologia para aplicação do projeto duas etapas, sendo: a etapa teórica no qual foram abordados assuntos em uma exposição dialogada para se obter os conhecimentos prévios e promover uma sensibilização a respeito da temática. Na segunda etapa realizou-se a construção da composteira para exemplificar os benefícios da reutilização dos compostos orgânicos na construção de uma futura horta escolar, proporcionando um resultado positivo para eles, pois estabeleceu uma conexão entre o conteúdo e o cotidiano dos alunos.

Palavra chave: Compostagem, Valores Socioambientais, Sensibilização.