Laena Evelyn Gaia da
Silva
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará –
UEPA,
laenagaia@gmail.com
Rita de Cássia Souza de
Albuquerque
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará –
UEPA,
ritaalbuquerque133@gmail.com.
Inês Trevisan
Prof. Dra. do Departamento de Ciências Biológicas
Universidade do Estado do Pará- UEPA,
inesatm17@gmail.com.
RESUMO: Nota-se que, no decorrer da formação
docente, é importante colocar em prática as abordagens e conhecimentos
aprendidos na universidade, desta maneira, o estágio supervisionado vêm
proporcionar ao futuro docente uma maior vivência com a futura profissão. Sob
esse ponto de vista, o presente trabalho tem como objetivo relatar a
experiência vivenciada ao longo do estágio supervisionado numa escola pública,
do Município de Tucuruí-PA. A metodologia pautada na abordagem qualitativa, com
o enfoque em prática no ensino de Biologia, tendo utilizado o diário como
instrumento de pesquisa, registrando as impressões dos alunos em relação às
atividades. A partir dos resultados obtidos com os alunos, pode-se constatar
aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, com destacando a importância
da aula prática ao abordar o sistema ABO, pois estimula significativamente no
aprendizado dos alunos e os tornam seres atuantes na obtenção de seus
conhecimentos.
Palavras chave: Ensino de Biologia; Estágio Supervisionado; Aprendizado.