DOI: 10.5281/zenodo.7615945

 

Laena Evelyn Gaia da Silva 

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA,

laenagaia@gmail.com

 

Rita de Cássia Souza de Albuquerque

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, 

ritaalbuquerque133@gmail.com.

 

 Inês Trevisan

Prof. Dra. do Departamento de Ciências Biológicas

Universidade do Estado do Pará- UEPA,

inesatm17@gmail.com. 

 

RESUMO: Nota-se que, no decorrer da formação docente, é importante colocar em prática as abordagens e conhecimentos aprendidos na universidade, desta maneira, o estágio supervisionado vêm proporcionar ao futuro docente uma maior vivência com a futura profissão. Sob esse ponto de vista, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada ao longo do estágio supervisionado numa escola pública, do Município de Tucuruí-PA. A metodologia pautada na abordagem qualitativa, com o enfoque em prática no ensino de Biologia, tendo utilizado o diário como instrumento de pesquisa, registrando as impressões dos alunos em relação às atividades. A partir dos resultados obtidos com os alunos, pode-se constatar aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, com destacando a importância da aula prática ao abordar o sistema ABO, pois estimula significativamente no aprendizado dos alunos e os tornam seres atuantes na obtenção de seus conhecimentos.

Palavras chave: Ensino de Biologia; Estágio Supervisionado; Aprendizado.