Mikaelly Nagyla da Silva Santos
Graduanda em
Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), membro e diretora da
Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (JOEME).
mikaellysantos@alunouespi.br
Mayara Sousa Ferreira
Professora efetiva da UESPI e coordenadora da Liga JOEME. Doutora em
Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Comunicação pela
mesma instituição. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em
Jornalismo pela UESPI
mayarasousa@pcs.uespi.br
Resumo: Fotografias podem apresentar vestígios de memória para a história, por
serem testemunhas oculares de um tempo e de um espaço (BURKE, 2004). Sendo assim, o presente artigo propõe uma
reflexão sobre fotografias da década de 1960/1970, como fontes memorialísticas,
a partir de uma análise fotodocumental da iconografia do
fotógrafo de Picos-PI, Cristino Varão. O objeto a ser analisado se trata de um
acervo online intitulado “Foto Varão - Memórias” disponibilizado em página do
Facebook, com registros do referido fotógrafo. Portanto, o objetivo deste trabalho
é analisar fotografias
documentais de Cristino Varão como testemunha ocular de seu tempo, a partir
dos vestígios de memória. Como forma de embasar teórico-metodologicamente, a pesquisa se dá interligada aos estudos de
Peter Burke (2004), tendo como metodologia de tratamento dessas imagens a
análise de conteúdo categorial de Laurence Bardin (2016).
A partir da pesquisa observam-se vestígios de memória presentes na iconografia
de Varão, pois são registros que vão
desde a urbanização, a fotografias de eventos da cidade de Picos/PI, constando
o material como fonte memorialística e historiográfica da cidade.
Palavras-chave: Fotografia, Cristino Varão, Memória, História