DOI: 10.5281/zenodo.7699007

 

Rousilane Oliveira dos Santos

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca – AL. rosyoliver.26@gmail.com

 

Maria Cícera dos Santos Barbosa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca – AL mariaciceramb@outlook.com

 

Neridyane Ferreira da Silva

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, Arapiraca – AL. nerykaio11@gmail.com

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma os docentes da educação infantil desenvolveram suas práticas e metodologias durante o período atípico. Em vista disso, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada (questionário), aos professores da educação infantil da rede pública de ensino da cidade de Arapiraca-AL, o questionário contou com 11 perguntas referente as ações e análise do trabalho desenvolvido na Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 em 2021. A partir dos resultados obtidos e desafiadores para os educadores, compreende-se que muitos tiveram que reaprender a ensinar, para se adaptar ao cenário educacional.  Suas práticas e metodologias tiveram que se ajustar ao formato virtual, para garantir as aprendizagens das crianças, em um período desafiador. De fato, a maioria dos docentes relatam que não tiveram capacitação e planejamento para desenvolver seu trabalho de modo remoto emergencial, bem como não tiveram suporte para realizá-lo com os aplicativos/ferramentas tecnológicas. Portanto, diante das dificuldades, os educadores buscaram novos caminhos para estimular e incentivar as crianças no modo remoto, e buscaram desenvolver atividades lúdicas junto às famílias para o desenvolvimento e integração das crianças.

Palavras-chave: Educação Infantil. Pandemia. Práticas Docente.