Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida
Mestranda na
Univeridade Federal do Pará, Profesora na Secretaria Municipal de Educação
Erasmo Borges de Souza Filho
Professor Doutor na
Universidade Federal do Pará
RESUMO
O presente texto apresenta e faz
reflexões sobre a experiência com o ensino de ciências no projeto “Educação
está no ar”, para alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, por meio
da rádio comunitária do Município de Primavera, no Estado do Pará, durante o
período da pandemia, tendo a rádio como um importante aliado e um inestimável
recurso pedagógico na propagação do conhecimento de ciências, cujos resultados
foram além do esperado, que era o possibilitar aos alunos a continuidade dos estudos,
mesmo no período de isolamento, enquanto medida sanitária restritiva para
conter a pandemia ainda no seu período mais crítico; e pelo fato do rádio ainda
ser um dos veículos de maior penetração da informação na Amazônia.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Rádio Comunitária, Pandemia Covid19.