Renata da Penha Coelho Mata
SEMED/UFR
Welida Katiane dos Santos Sousa Lima
SEMED/OBEDUC
Maria Pina de Souza Santana
SEMED/OBEDUC
Sandra Maisa Borges Pina
SEMED/
Resumo: A presente pesquisa tem como
objetivo compreender como as crianças de quatro e cinco anos constroem
significados sobre o ambiente em que estão inseridas e sensibilizá-las para a
observação e os experimentos científicos e enquanto sujeitos desse contexto
compreendam que suas atitudes interferem nas questões ambientais. Pretendemos
possibilitar uma aproximação da criança com a ciência com intuito de que
percebam alguns fenômenos da natureza, não para decorar significados ou
conceitos, mas para que de forma simples e lúdica percebam que a ciência é uma linguagem usada para entender
o mundo que os cerca. Ancorada na pesquisa qualitativa, buscou-se além de ouvir
as crianças na realização do experimento, ouvir por meio de entrevistas
semiestruturadas, o que narram as professoras sobre os desafios do trabalho com
a iniciação científica com crianças de quatro e cinco anos. Foram sujeitos da
pesquisa quatro crianças dos 1ºs e 2ºs Agrupamentos do 2º Ciclo da Educação
Infantil e duas professoras de uma escola Pública Municipal de Rondonópolis-MT.
A pesquisa revelou que por meio de atividades prazerosas e lúdicas
potencializamos compreensão de que a ciência, ao contrário de ser o “bicho
papão” temido por muitos, é uma grande aliada na construção do conhecimento
pela criança.
Palavras-chave: Infância. Descoberta. Pesquisa.