DOI: 10.5281/zenodo.7802360

 

Renata da Penha Coelho Mata

SEMED/UFR

Renata_penha_mata@hotmail.com

 

Welida Katiane dos Santos Sousa Lima

SEMED/OBEDUC

heitoramor_@hotmail.com

 

Maria Pina de Souza Santana

SEMED/OBEDUC

mpsantana31@gmail.com

 

Sandra Maisa Borges Pina

SEMED/

sandramaisa@hotmail.com

  

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as crianças de quatro e cinco anos constroem significados sobre o ambiente em que estão inseridas e sensibilizá-las para a observação e os experimentos científicos e enquanto sujeitos desse contexto compreendam que suas atitudes interferem nas questões ambientais. Pretendemos possibilitar uma aproximação da criança com a ciência com intuito de que percebam alguns fenômenos da natureza, não para decorar significados ou conceitos, mas para que de forma simples e lúdica percebam que  a ciência é uma linguagem usada para entender o mundo que os cerca. Ancorada na pesquisa qualitativa, buscou-se além de ouvir as crianças na realização do experimento, ouvir por meio de entrevistas semiestruturadas, o que narram as professoras sobre os desafios do trabalho com a iniciação científica com crianças de quatro e cinco anos. Foram sujeitos da pesquisa quatro crianças dos 1ºs e 2ºs Agrupamentos do 2º Ciclo da Educação Infantil e duas professoras de uma escola Pública Municipal de Rondonópolis-MT. A pesquisa revelou que por meio de atividades prazerosas e lúdicas potencializamos compreensão de que a ciência, ao contrário de ser o “bicho papão” temido por muitos, é uma grande aliada na construção do conhecimento pela criança.

Palavras-chave: Infância. Descoberta. Pesquisa.