Paola Simone Alves da Silveira
Programa de Pós-Graduação/Mestrado em
Educação/ UFMT
paolasilveira.s72@gmail.com.
Renata da Penha Coelho Mata
Programa de
Pós-Graduação
Mestrado em Educação
/ UFMT
renata_penha_mata@hotmail.com.
Sandra Maisa Pina Borges
Professora da Rede Municipal / SEMED/MT
sandramaisa@hotmail.com
Resumo
A presente pesquisa
tem como objetivo compreender, através de relatos, escritos ou orais, as
percepções de algumas profissionais da Educação Infantil do Município de
Rondonópolis/MT, referente ao desenvolvimento das crianças de quatro e cinco
anos, após o retorno da pandemia. Utilizaremos a abordagem qualitativa, apoiada
no método (auto)biográfico, por seu caráter particular de relevância sobre os
processos de aprendizagem. Nessa perspectiva adotaremos as narrativas de si,
orais e escritas, em que buscaremos evidenciar as percepções sobre os efeitos
sofridos pelas crianças durante o período de isolamento social. O problema que
move a investigação é: Quais os prejuízos acarretados pela falta da convivência
coletiva, nos espaços de aprendizagem de Educação Infantil e, quais as
estratégias pensadas pelas professoras e equipe diretiva para minimizar os
prejuízos acarretados por esse tempo em que as crianças ficaram sem frequentar
os espaços de convivência? Quanto ao uso das narrativas, preferimos esse gênero
por acreditarmos no poder da escrita como fenômeno antropológico e
civilizatório e ainda, por compreendermos as narrativas como dispositivo de
intervenção educativa. Além do que, o ato de escrever fomenta a construção e a
perspectiva de transformação, ao tornar-se pública. Os dados coletados tiveram
a participação de profissionais que atuam na Educação Infantil, da Rede
Municipal de Rondonópolis – MT, sendo duas professoras, uma coordenadora e uma
diretora. Conclui-se sobre a necessidade de se repensar os processos formativos
dos professores, frente às dificuldades que as crianças têm apresentado durante
este período em que estiveram em isolamento.
Palavras-chave: Criança, Pandemia, Corpos, Natureza