Ana Paula
Rodrigues Fernandes
Pedagogia, Instituto Federal Goiano, ar1830397@gmail.com.
Rosalina
Aparecida Borges
Historiadora, Pedagoga, Especialista em
História Regional e Psicopedagogia Clínica
e Institucional e Mestra em História, rosalina-borges@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tem por objetivo compreender as
contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e na
Educação Infantil, entendendo que por meio das brincadeiras as crianças
elaboram sua identidade pessoal e coletiva, brincam, imaginam, fantasiam,
desejam, aprendem, observam, experimentam e superam suas dificuldades de
aprendizagem. Assim sendo, a criança ao vivenciar momentos de brincadeiras pode
expressar sentimentos, afetividade e emoção, proporcionando o avanço do sistema
psicológico, auxiliando na memorização e oportunizando a capacidade de expressar
a linguagem. Acredita-se que esta pesquisa seja relevante para a Pedagogia,
pois o tema faz parte da formação do pedagogo que trabalha diretamente com a
criança e deve conhecer a importância dos jogos e brincadeiras para o
desenvolvimento da mesma.
Palavras-chave: Jogos e brincadeiras; Lúdico; Alfabetização.