DOI: 10.5281/zenodo.7802389

 

Ana Paula Rodrigues Fernandes

Pedagogia, Instituto Federal Goiano, ar1830397@gmail.com.

 

Rosalina Aparecida Borges

Historiadora, Pedagoga, Especialista em História Regional e Psicopedagogia Clínica e Institucional e Mestra em História, rosalina-borges@hotmail.com

 

RESUMO

Este artigo tem por objetivo compreender as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e na Educação Infantil, entendendo que por meio das brincadeiras as crianças elaboram sua identidade pessoal e coletiva, brincam, imaginam, fantasiam, desejam, aprendem, observam, experimentam e superam suas dificuldades de aprendizagem. Assim sendo, a criança ao vivenciar momentos de brincadeiras pode expressar sentimentos, afetividade e emoção, proporcionando o avanço do sistema psicológico, auxiliando na memorização e oportunizando a capacidade de expressar a linguagem. Acredita-se que esta pesquisa seja relevante para a Pedagogia, pois o tema faz parte da formação do pedagogo que trabalha diretamente com a criança e deve conhecer a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da mesma.

Palavras-chave: Jogos e brincadeiras; Lúdico; Alfabetização.