Laryssa Salgado Silva
Graduanda em
Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, laryssa.silva@soufaculdadecerquilho.com.br.
Brunna Shaienny da Silva Dantez
Graduanda em
Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre,
brunna@soufaculdadecerquilho.com.br.
Juliana Aparecida Machado
Graduanda em
Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, juliana.machado@soufaculdadecerquilho.com.br.
Renata Dario Uranik
Graduanda em
Psicologia na Faculdade Fleming Cerquilho, 7º semestre, renata.uranick@soufaculdadecerquilho.com.br.
Gabriel Arruda Burani
Psicólogo. Mestre em
Psicologia Infantil e Adolescente. Mestre em Tecnologias Emergentes da
Educação. Docente na Faculdade Fleming Cerquilho. gabriel.burani@docentefaculdadecerquilho.com.br
RESUMO
O artigo tem como
objetivo discorrer sobre os impactos psicológicos e na saúde mental, em demanda
aos novos desafios no ensino superior em função da Pandemia do Covid-19. Com a
transição do ensino presencial para o ensino online, o isolamento devido ao medo
da doença e o estresse da pressão pelo aproveitamento do conteúdo pedagógico,
tiveram um impacto negativo na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma
revisão de bibliográfica sobre os Impactos psicológicos na saúde mental e a
Pandemia do COVID-19 em ensino superior na qual se realizou uma pesquisa sobre
o tema em artigos e informações disponíveis nas plataformas online como o
Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e os artigos publicados entre os anos de 2020
a 2021. Diante disso, gerenciar o estresse e bem-estar psicossocial é tão
importante, neste momento, quanto cuidar da saúde física. Faz-se
imprescindível, portanto, a adoção de estratégias, por parte das instituições
de ensino superior, para amenizar o sofrimento psíquico dos estudantes. É
fundamental que haja a criação ou o aprimoramento de núcleos de apoio
psicossocial aos discentes de fácil acesso para que consigam cuidar de sua
saúde mental no atual cenário. O uso da tecnologia pode auxiliar não somente as
aulas a distância, mas também esse apoio oferecido aos alunos, sendo possíveis
atendimentos on-line, o que facilitaria, ainda mais, o acesso, sem a
necessidade de reabertura das faculdades e retorno das aulas presenciais para a
criação ou manutenção dos núcleos de apoio (RODRIGUES, 2020)
Palavras-chaves: Impactos Psicológicos. Saúde Mental. Pandemia. Coronavírus. Ensino Superior.