DOI: 10.5281/zenodo.7908869

 

Gabriella Alves Brasil

Graduada em Serviço Social pela UNB. Residente Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (ESCS/SES-DF). E-mail: gabriella_alvesbrasil@hotmail.com.

 

  Giane Rodrigues Costa Ribeiro

Assistente Social da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (ESCS/SES-DF)E-mail: giane.riberio014@gmail.com 

 

RESUMO

Este artigo apresenta-se como um relato de experiência, sob a perspectiva de profissional residente, inserido na equipe Nasf, do Itapoã, região administrativa do DF. Tem por objetivo, apresentar as ações desenvolvidas pelo Nasf, de maneira a contribuir com ações estratégicas de intervenção para melhor ofertar o cuidado em saúde, em meio a Pandemia pelo Coronavírus. Buscou evidenciar as possibilidades de intervenção construída pelos profissionais de saúde, apesar da fragilidade de normativas técnicas que respaldam suas ações. Torna-se pertinente este trabalho, como forma de evidenciar e compartilhar as ações desenvolvidas pelo Nasf, a fim de fortalecer a Atenção Primária à Saúde e seus princípios e diretrizes, destacando as contribuições dos profissionais residentes dentro dos espaços de atuação no SUS. Busca-se demonstrar a capacidade de adaptação dos profissionais para atender às novas demandas postas pela Pandemia.

Palavras-chaves: Nasf; Pandemia; Atenção Primária em Saúde.