Felipe Irma Bezerra
Acadêmico
de engenharia civil, UFT Palmas, Tocantins,
felipe.bezerra@mail.uft.edu.br
Vanessa Pereira Jorge
Acadêmica
de engenharia civil, UFT Palmas, Tocantins,
vanessa.jorge@mail.uft.edu.br
João Pedro Rocha
Acadêmico
de engenharia civil, UFT Palmas, Tocantins,
joão.viana@mail.uft.edu.br.
Samyra Dias Ribeiro
Acadêmica
de engenharia civil, UFT Palmas, Tocantins, samyra.dias@mail.uft.edu.br
Indara Izquierdo Soto
Doutora
em Engenharia Civil, UFT Palmas, Tocantins,
indaritasi@uft.edu.br
RESUMO
A
educação científica é de suma importância para o desenvolvimento de um País.
Atualmente no Brasil o estímulo à ciência é insuficiente, tendo em vista que o
interesse dos jovens por essa área tem diminuído drasticamente ao longo dos
anos. Uma das áreas que se apoia no conhecimento científico para exercer suas
funções e atua diretamente como agente transformador de uma nação é a Engenharia.
Esta por sua vez vem sendo preterida em função de outras áreas, sendo muitas
vezes nem cogitada pelas mulheres, como mostram os dados de ingressos nos
cursos de engenharia. Este projeto tem o objetivo de fomentar o interesse dos
alunos da educação básica pública pela ciência, especificamente pelas áreas de
Engenharia, divulgar a engenharia como profissão e mostrar que a mesma pode ser
praticada por todos os gêneros. Para isso os alunos da Liga Acadêmica de
Engenharia Civil (LIACC), do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal
do Tocantins (UFT) levarão palestras sobre o tema para as escolas públicas da
cidade de Palmas, Tocantins. Como resultado, e considerando a atual deficiência
do ensino público em estimular de maneira eficaz o interesse pela ciência, foi
possível com o projeto gerar na comunidade o interesse pela ciência e
apresentar a engenharia como profissão receptiva para todos os gêneros.
Palavras-chave: Conhecimento científico. Ensino fundamental. Engenharia civil. Rede pública.