Eliane Paganini da Silva
Doutora em Educação pela Unesp-Marília.
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (Unespar-Apucarana).
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI). E-mail:
elianep@unespar.edu.br
RESUMO
O presente trabalho discorre sobre os aspectos necessários
para pensar o desenvolvimento e a prática docente tendo em vista o referencial
piagetiano. Muito se discute e se menciona a identidade do professor como um
processo importante nas relações teórico-práticas bem-sucedidas, porém pouco se
conceitua o processo de aquisição da identidade profissional. Para traçar uma
pequena reflexão acerca da temática optamos por recorrer a pesquisa
bibliográfica. Nortearam nossas indagações quanto ao saber docente, como este é
construído ao longo da existência do professor, ou melhor, de sua carreira. E
como seria esta construção? E ainda, o que é ser professor? A imagem e
auto-imagem sob a qual o docente se encontra reconhecido socialmente e/ou
atribuído socialmente a ele, acaba por indicar quais as funções os professores
se atribuem ou são atribuídas a ele, sendo esse ponto crucial da perspectiva
identitária dos docentes. Os resultados indicam que muito professores podem se
mostrar confusos quanto a sua identidade profissional docente, se concentrando
em um nível intermediário de tomada de consciência. Esse processo é passível de
mudança já que se dá por meio similar ao desenvolvimento descrito por Piaget
acerca do desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, obedece a alguns graus de
consciência, sendo o primeiro deles o que está ligado às ações, o segundo aos
conceitos e, finalmente, o terceiro, em que ocorre uma abstração refletida,
sendo que neste o indivíduo, além de conceituar, reflete sobre os próprios
conceitos e faz uso destes para a realização das ações.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Identidade do professor; trabalho docente.