DOI: 10.5281/zenodo.8035004

 

Bernadeth Sousa

Pós-Graduada em Psicopedagogia. bernadeth71@gmail.com

 

Elijanete Baima Virginio dos Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. elijanete1234santos@gmail.com

 

Idejane Silva Cardoso

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. idejane92@gmail.com

 

Jenayra Ferreira de Sousa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jenayrasousa@gmail.com

 

Jardilene Veloso Sousa

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com

 

Ozineide Nascimento Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Silvia Helena Gomes Melonio

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. silviahelena4453@gmail.com  

 

Thelma Pinto Alves

Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo coloca em xeque escritos da Neurociência com ênfase no desenvolvimento das aprendizagens. Definimos como objetivos conceituar e discutir as abordagens da neurociência no processo de desenvolvimento das aprendizagens desde a Educação Infantil até a fase adulta. Nesse sentido, fizemos uma narrativa acerca da neurociência e sua importância no desenvolvimento das aprendizagens humana. Nossa pesquisa foi desenvolvida de cunho qualitativo por meio de buscas bibliográficas em livros, artigo publicado em revistas cientifica do meio editorial e acadêmico e materiais disponíveis em hiperlinks, entre outros mecanismos. As considerações finais revelam que os professores que conhecerem os fatores de causas tais como: efetivo, emocional e falha neurológica, têm maior possibilidade de organizar possíveis atividades para estudantes com dificuldades de aprendizagem, levando em consideração que o indivíduo se constrói paulatinamente, através da interação com o meio e de suas próprias realizações. Na  prática,  a   relação  mente-corpo  passa  pela  ação   motora  e   pela  ação  psíquica  que permitem  efetuar  o  despertar  da consciência  corporal,  através  dos  movimentos   e   dos pensamentos,  passando  também  pela  história  afetiva  do  indivíduo, e a neurociência desempenha aí um papel fundamental em que o desenvolvimento das aprendizagens pode ser vista como preventiva e reeducativa na medida em que dá condições ao estudante de se desenvolver em seu ambiente, constatar a importância que a neurociência quando bem aplicada pode desenvolver significativamente as aprendizagens.

Palavras-chave: Neurociência. Aprendizagem humana. Desenvolvimento humano.