Bernadeth
Sousa
Pós-Graduada em Psicopedagogia. bernadeth71@gmail.com
Elijanete
Baima Virginio dos Santos
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. elijanete1234santos@gmail.com
Idejane
Silva Cardoso
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. idejane92@gmail.com
Jenayra
Ferreira de Sousa
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jenayrasousa@gmail.com
Jardilene
Veloso Sousa
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. jardilenesousa38@gmail.com
Ozineide
Nascimento Santos
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. osineidysantos0512@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Silvia
Helena Gomes Melonio
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. silviahelena4453@gmail.com
Thelma Pinto
Alves
Pós-Graduanda em Psicopedagogia/AEE; Centro de
Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão(CAPEM), Santa Inês-MA. thelma.marawell@gmail.com
RESUMO
Este artigo coloca em xeque escritos da Neurociência com ênfase no
desenvolvimento das aprendizagens. Definimos como objetivos
conceituar e discutir as abordagens da neurociência no processo de
desenvolvimento das aprendizagens desde a Educação Infantil até a fase adulta.
Nesse sentido, fizemos uma narrativa acerca da neurociência e sua importância
no desenvolvimento das aprendizagens humana. Nossa pesquisa foi desenvolvida de
cunho qualitativo por meio de buscas bibliográficas em livros, artigo publicado
em revistas cientifica do meio editorial e acadêmico e materiais disponíveis em
hiperlinks, entre outros mecanismos. As considerações finais revelam que os
professores que conhecerem os fatores de causas tais como: efetivo, emocional e
falha neurológica, têm maior possibilidade de organizar possíveis atividades
para estudantes com dificuldades de aprendizagem, levando em consideração que o indivíduo se constrói paulatinamente,
através da interação com o meio e de suas próprias realizações. Na
prática, a relação mente-corpo passa
pela ação motora e pela ação
psíquica que permitem efetuar o despertar da
consciência corporal, através dos
movimentos e dos pensamentos, passando
também pela história afetiva do indivíduo, e a
neurociência desempenha aí um papel fundamental em que o desenvolvimento das
aprendizagens pode ser vista como preventiva e reeducativa na medida em que dá
condições ao estudante de se desenvolver em seu ambiente, constatar a
importância que a neurociência quando bem aplicada pode desenvolver significativamente
as aprendizagens.
Palavras-chave: Neurociência. Aprendizagem humana. Desenvolvimento humano.