DOI: 10.5281/zenodo.8151420

 

Alyne Oliveira de Sena 

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. alynesena150@gmail.com  

 

Analice Mendes Almeida

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. analycemendes15@gmail.com

 

Lara Julyanna Araújo da Silva

Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA.  larajulyanna31@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva 

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Inteamericana de Ciências

Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Regiane Oliveira Rodrigues

Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). regyanejc@hotmail.com

 

Vilmar Martins da Silva

Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará (UFPA) (UEMA). villmartins@hotmail.com

 

RESUMO

É compreensível a necessidade de cada dia avaliar os melhores métodos de ensino em sala de aula, e, principalmente, o ensino infantil. Desse modo, o sociólogo Pedro Demo, escrevi que a aprendizagem não deve se restringir em decorar regras lógicas ou fichar livros. Logo, é essencial desenvolver métodos que instigue as crianças a aprenderem o básico necessário e ter a curiosidade de ir mais a fundo nos conhecimentos obtidos em sala de aula. De acordo com o enredo supracitado, um dos métodos mais eficazes dentro do ambiente escolar, é colocar o aluno como o centro, ao invés do professor sempre instigando eles a estarem a frente do conteúdo, e o professor serviria mais pra auxiliá-los em suas dúvidas. Pode se dizer que esse método significa colocar o aluno como um "professor", pois, dessa maneira, o aluno iria compreender, junto com o auxílio do professor, a matéria de sua própria maneira, com suas próprias palavras, o que o incentiva a buscar mais a fundo sobre a área na qual esse estará estudando. Demo ressalta a importância  da pesquisa o autor conceitua a pesquisa como algo especial, por isso estudamos a metodologia, no qual ensina a gerenciar dados de pesquisa que possuem contato com a realidade. O mesmo mostra uma proposta de educação, partindo do princípio onde primeiro é preciso distinguir a pesquisa como princípio educativo. Nas escolas, desde o ensino básico, deve-se trabalhar muito a pesquisa principalmente como pedagogia, como modo de educar, e não apenas como construção técnica do conhecimento, mas sim como necessidade, para o indivíduo saber, e aprender pensar. Para despertar esse espírito nas crianças, ele receita muita pesquisa e incentivo à elaboração  própria de cada aluno. Nesse cenário é indispensável na aula, a orientação e acompanhamento do professor. 

Palavras-chave: Aprendizagem, método, ensino, Pedro Demo.