Alyne Oliveira de
Sena
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade Estado do Maranhão
(UEMA), Campus Bacabal-MA. alynesena150@gmail.com
Analice Mendes
Almeida
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade
Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA. analycemendes15@gmail.com
Lara Julyanna
Araújo da Silva
Graduando em Pedagogia Licenciatura; Universidade
Estado do Maranhão (UEMA), Campus Bacabal-MA.
larajulyanna31@gmail.com
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação, Facultad
Inteamericana de Ciências
Sociales(FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
Regiane Oliveira
Rodrigues
Doutoranda em História; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). regyanejc@hotmail.com
Vilmar Martins da
Silva
Doutorando em Educação, Ciências e Matemática; Universidade Federal do Pará
(UFPA) (UEMA). villmartins@hotmail.com
RESUMO
É compreensível a necessidade de cada dia avaliar
os melhores métodos de ensino em sala de aula, e, principalmente, o ensino
infantil. Desse modo, o sociólogo Pedro Demo, escrevi que a aprendizagem não
deve se restringir em decorar regras lógicas ou fichar livros. Logo, é
essencial desenvolver métodos que instigue as crianças a aprenderem o básico
necessário e ter a curiosidade de ir mais a fundo nos conhecimentos obtidos em
sala de aula. De acordo com o enredo supracitado, um dos métodos mais eficazes
dentro do ambiente escolar, é colocar o aluno como o centro, ao invés do
professor sempre instigando eles a estarem a frente do conteúdo, e o professor
serviria mais pra auxiliá-los em suas dúvidas. Pode se dizer que esse método
significa colocar o aluno como um "professor", pois, dessa maneira, o
aluno iria compreender, junto com o auxílio do professor, a matéria de sua
própria maneira, com suas próprias palavras, o que o incentiva a buscar mais a
fundo sobre a área na qual esse estará estudando. Demo ressalta a
importância da pesquisa o autor
conceitua a pesquisa como algo especial, por isso estudamos a metodologia, no
qual ensina a gerenciar dados de pesquisa que possuem contato com a realidade.
O mesmo mostra uma proposta de educação, partindo do princípio onde primeiro é
preciso distinguir a pesquisa como princípio educativo. Nas escolas, desde o
ensino básico, deve-se trabalhar muito a pesquisa principalmente como
pedagogia, como modo de educar, e não apenas como construção técnica do
conhecimento, mas sim como necessidade, para o indivíduo saber, e aprender
pensar. Para despertar esse espírito nas crianças, ele receita muita pesquisa e
incentivo à elaboração própria de cada
aluno. Nesse cenário é indispensável na aula, a orientação e acompanhamento do
professor.
Palavras-chave: Aprendizagem, método, ensino, Pedro Demo.